UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

LIVRO: Imperfeitos


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Scott Westerfeld

Sinopse: Num mundo de extrema beleza, a normalidade é sinônimo de imperfeição. Num futuro não tão distante quanto isso, não há guerras, nem fome, nem pobreza. O mundo é perfeito. Todos são perfeitos. Pelo menos, depois de completarem 16 anos. Qualquer um pode ter a aparência de um supermodelo... e que mal haveria nisso?

Tally Youngblood mal pode esperar pelo seu décimo sexto aniversário, altura em que será submetida à cirurgia radical que a transformará de uma mera Imperfeita para uma deslumbrante Perfeita. Uns lábios bem delineados, um nariz proporcional, um corpo ideal... tudo o que sempre quis. Já para não falar que uma vida de diversão num paraíso de alta tecnologia espera por si.
Mas quando a sua melhor amiga decide virar as costas a esta vida perfeita e foge, Tally descobre um lado inteiramente novo do mundo dos Perfeitos - e que, por sinal, nada tem de perfeito. É então forçada a fazer a pior escolha possível: encontrar a amiga e traí-la ou perder para sempre a possibilidade de se tornar Perfeita.

Seja qual for a sua decisão, a sua vida nunca mais será a mesma.

*******

Este foi um livro que demorei mais do que o habitual a ler porque o início não me prendeu muito e também porque li outros em simultâneo! Mas logo que apanhei o ritmo e fiquei com mais tempo livre, bastou apenas dois dias para terminar mais de metade do livro.

Para começar gostei muito do fato de ter muitos capítulos, porque quando são capítulos muito grandes as vezes aborrece, queremos acabar e nunca mais chega ao fim do capítulo!

Adorei as personagens, a maior parte deles adolescentes. Gostei de como a história toda se desenrolou e gostei como as cenas foram descritas... é realmente um mundo diferente e assombroso!

Uma das coisas que gostei muito é que não houve durante o livro muitos dos dramas de adolescentes que normalmente se encontra neste gênero.

O livro começa por contar a história de Tally uma jovem de 16 anos que mora numa cidade onde todas as pessoas são perfeitas, ou seja, têm todos os traços fisicos e de caráter que tornam uma pessoa apelativa perante os outros. Quando completam 16 anos fazem uma cirurgia que os tornam assim... Perfeitas.

O inesperado acontece quando a sua melhor amiga foge por não querer fazer a cirurgia e confidencia-lhe que existem outros como ela que vivem na cidade do Fumo, que são denominados de Fumegantes.

Mesmo assim Tally não acredita na amiga e decide ficar e fazer a cirurgia. Mas algo corre mal e acabar por se ver envolta numa trama. Acaba por ter de ir à procura dos denominados Fumegantes... os Imperfeitos como ela. Quando chega a cidade, conhece David e acaba tornando-se muito próxima deste. Depois disto muita coisa sucede que vai determinar o futuro de Perfeita de Tally.

É de fato um livro maravilhoso. Um livro que nós mostra um mundo realmente fantástico!

Nenhum comentário: