UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

LIVRO: Amor e Chocolate


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Dorothy Koomson

UMA HISTÓRIA DELICIOSA DE AMOR, LUXÚRIA E CHOCOLATE.


Sinopse: Amber Salpone não queria sentir-se atraída pelo amigo Greg Walterson, mas não consegue evitar. E, de cada vez que a atracção se concretiza em algo mais, a aventura secreta fica mais perto de se tornar numa relação séria, o que, sendo ele um mulherengo e tendo ela fobia ao compromisso, constitui um grande problema.

Enquanto Amber luta para aceitar o que passou a sentir por Greg, apercebe-se também de que ela e Jen, a sua melhor amiga, estão cada vez mais afastadas. Pouco a pouco, à medida que as duras verdades das vidas de todos vão sendo reveladas, Amber tem de enfrentar o fato de o chocolate não curar tudo e, por vezes, fugir não é opção...

*******

Dorothy Koomson vem apresentar ao público como já é habitual mais uma história apaixonante, carismática e muito comovente. Conquistou-me por completo pela segunda vez e posso afirmar sem sombra de dúvida que é uma escritora completa que consegue prender o leitor a cada virar de página, não apenas pelos temas que aborda mas também pelo poder que tem de descrever sentimentos, pessoas e situações.

Em Amor e Chocolate a autora apresenta-nos Amber e Jen, duas amigas de faculdade inseparáveis que fazem tudo uma pela outra. Amber é diretora executiva do Festival de Cinema da sua cidade, Leeds e trabalha com Martha e Renee. Jen é professora primária e namora com Matt que por sua vez tem um melhor amigo chamado Greg que depois de conhecer Amber torna-se também seu grande amigo e confidente.

Jenn e Matt já namoram a três anos e durante todo este tempo Amber resolve as enrascadas em que Greg se envolve isto porque ele é um vadio em todo o sentido da palavra. Dorme com todas as mulheres que se lhe mostram interessadas e coisas como uma aliança não o impede de o fazer. Muitas vezes Amber tem de ir buscá-lo a esquadra por atentado ao pudor ou então tem de arrancá-lo de um quarto de motel porque a mulher com quem dormiu é uma psicopata e já está a fazer planos para se casar.

Greg apesar de tudo é um homem bonito e bondoso mas Amber sempre o olhou como um amigo até o dia em que Greg se declara, a beija e as suas vidas tomam um rumo pelo qual nenhum deles esperava...

Dorothy habituou-nos com personagens fortes e cativantes descritas nos seus livros e esta não é uma exceção à regra. Amber é uma mulher forte e destemida que à única coisa que tem é o medo do compromisso, isto tudo porque teve uma infância difícil em que foi passada a ouvir os gritos dos seus pais. Amber não queria uma relação assim para ela. Greg apesar de ser um mulherengo inveterado só tem olhos para Amber desde que a conheceu. Jenn é uma mulher deslmbrante segundo Amber, mas que podemos verificar ao longo do livro que é muito insegura e morre de ciúmes da sua melhor amiga. Matt não tem um papel de destaque ao longo do livro mas é um homem com as suas falhas e pelo qual Amber não nutre grande amizade.

Ao longo do livro é retratado o relacionamento entre Amber e Greg, mas também e muito importante a relação desta com a sua amiga Jen. O namoro entre Amber e Greg vem trazer a tona coisas da relação de amizade com Jen que Amber tinha os olhos fechados para as poder ver... coisas essas que a vai fazer com que questione se realmente vale a pena manter uma amizade assim.

Uma das coisas que adorei no livro foi as analogias que a personagem principal (Amber) faz ao longo do livro. Ela é completamente louca por chocolate e então para caracterizar os seus amigos compara-os aos chocolates. É uma delícia de cheiros e sabores.

Recomendo!

Nenhum comentário: