UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

LIVRO: O Quarto Arcano - O Anjo Negro


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Florencia Bonelli

Sinopse: No princípio do século XIX, diferentes processos revolucionários espalham-se pelas colônias espanholas da América, desejosas de se tornarem independentes da Coroa de Espanha. Buenos Aires será uma das primeiras capitais a concretizar esse sonho. É nesse contexto que decorre o romance de Florencia Bonelli, a mais popular autora histórico-romântica do panorama literário latino-americano.

Roger Blackraven é um abastado homem de negócios inglês, com interesses particulares em Buenos Aires, onde é amo e senhor de terras e gentes, que o temem e respeitam. Mas a sua vida vai cruzar-se com o Anjo Negro? O Anjo Negro é Melody Maguire, uma exótica crioula ruiva, filha de um pai irlandês evadido do seu país para escapar à justiça inglesa. Assim apelidada pelos escravos, Melody luta pelo fim da escravatura. Roger representa para ela tudo o que mais odeia: é inglês, mulherengo, dono de escravos, um déspota - e, no entanto, não consegue evitar a atracção escaldante que nasce entre os dois. Romance histórico profundamente comprometido, romance sentimental com as cores e os cheiros da América Latina, muitas vezes imbuído de uma carga de erotismo fortemente explícito, O Quarto Arcano revela aos leitores portugueses uma das mais populares escritoras argentinas.

*******

A história desenrola-se na Argentina em meados do século XIX aquando vários processos revolucionários nas colônias espanholas da América se desenrolavam, para a conquista da liberdade. Buenos Aires será uma das primeiras capitais a concretizar esse sonho e é nesta cidade que se desenrola a história, um romance cheio de percalços entre Roger Blackraven e Miss Melody.

Roger Blackraven é um conde inglês rico que possui propriedades em vários países e interessa-se pelas mais variadas coisas. Conhece Miss Melody numa das suas propriedades depois de esta ter arranjado trabalho na mesma como preceptora de um afilhado do conde. Melody é uma mulher linda e com um aspecto exótico que o complementa com as ideias mais revolucionárias que se poderia ter na época. Uma dessas ideias era a luta que levava pela libertação dos escravos e pelo combate a pobreza. Devido a isto foi lhe dada a alcunha de Anjo Negro.

Os dois acabam por se apaixonar e isso toma grande parte do enredo do livro. Paralelamente são contadas histórias de outras personagens, fato que me agrado muito, tal como a história de alguns dos escravos e até a história da paixão de um dos escravos por uma jovem branca e rica. Ao longo do livro encontra-se muito conteúdo histórico tal como o domínio da Europa por Napoleão e claro uma das coisas que mais gostei que foi o tema da escravatura.

Ao longo do livro são também feitas algumas referências ao passado das personagens para assim conhecê-las melhor.

No geral achei-o um romance muito interessante, cheio de mistério, intriga e conspiração. Isto tudo complementado com alguns momentos de erotismo explícito não poderia dar melhor resultado. É claro que a personagem principal é tudo o que uma mulher poderá pedir num homem porque além de ser bonito, forte e rico é loucamente apaixonado por Melody o que deixará qualquer mulher a suspirar.

Deixei-me levar ao longo deste longo livro e por vezes dava por mim a suspirar e a sonhar acordada como seria viver numa altura tão difícil e em tempos tão diferentes como são os nossos agora.

É claro que sendo o romance histórico um dos meus preferidos a leitura foi sempre agradável e levada a cabo com muito facilidade absorvendo todos os pormenores pelo caminho.

Recomendo.

Nenhum comentário: