UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

LIVRO: O Quarto Mágico


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Sarah Addison Allen

Sinopse: Josey Cirrini tem a certeza de apenas três coisas na vida: O Inverno é a sua estação preferida; está perdidamente apaixonada; e um doce sabe muito melhor quando degustado na privacidade do seu esconderijo secreto. Enfrentando uma vida triste, o seu único consolo é a sua pilha de doces e romances a que se entrega todas as noites… Até que descobre que no roupeiro se esconde nada mais nada menos que Della Lee Baker. Fugindo a uma vida de má sorte, Della Lee decide ajudar Josey a mudar de vida. E, em breve, a jovem renunciará às guloseimas e descobrirá que, mesmo sem elas, a vida pode ser doce.
Influenciada põe Della Lee, Josey trava amizade com Chloe Finley, uma jovem que é perseguida por livros que surgem inexplicavelmente nos mais variados lugares e com uma resposta para quase tudo.
À medida que Josey se atreve a sair da sua casca, descobre um mundo onde a cor vermelha tem um poder surpreendente e o amor pode surgir em qualquer altura. E isso é só o início…
Terna e com um toque de magia, esta é uma história encantadora sobre a amizade e o amor - e sobre as surpreendentes e mágicas possibilidades que cada novo dia nos reserva.

*******

Depois de “Á árvore dos segredos” e “O feitiço da lua”, chegou a vez de “O quarto mágico”. Confesso que ia com grandes expectativas para este livro porque as duas leituras anteriores que fiz da mesma autora conquistaram-me por completo e deixaram-me deslumbrada. E mais uma vez S. A. Allen não me desiludiu, muito pelo contrário, a cada livro que passa a autora deixa-me ainda mais maravilhada e consegue fazer com que eu me apaixone por tudo o que cria e imagina. Esta é uma leitura que nos deixa leves, sentimo-nos satisfeitos depois de terminada porque pelo menos no meu caso parece que preenche um vazio.

Como já é de costume, Allen apresenta-nos uma pequena cidade cheia de magia, mistério que está cheia de sensações, cheiros e novas emoções. Adicionando personagens fortes e carismáticas a esta pequena cidade resulta num estrondoso romance que faz com que o devoremos da primeira a ultima página, ansiando cada vez por mais.

Josey Cirrini é uma mulher de 27 anos que mora com a sua mãe de 68 anos para poder ajudá-la e assim se redimir pelo facto de ter sido uma criança terrível que fazia as maiores diabruras aos pais. Um dia aparece-lhe no roupeiro do quarto uma mulher, Della Lee, que irá fazer com que esta desafia a vida e a olhe com outros olhos.
Trava conhecimento com Chloe Finley e tornam-se assim grandes amigas, ajudando a amiga a superar uma fase difícil da sua vida. Vários acontecimentos sucedem ao longo do livro que nos deixam boquiabertos. Surpresas irão acontecer e irão deixar os leitores a suster a respiração e a pensar “Como não pude pensar nisto?”.

Esta leitura será repleta de agradáveis e inesperadas surpresas, que principalmente marcará os seus leitores não só pela peculiar narrativa mas pelo forma como transmite o que lhe vai na alma e que irá fazer com que os leitores tenham grandes momentos de reflexão.

Neste livro o que mais me fascinou foram as personagens criadas. Josey Cirrini conquistou-me por se parecer tanto comigo. É verdade…até me senti estranha ao ler algumas passagens do livro. Tal como ela, guardo guloseimas no quarto e devoro romances e sonho poder um dia viajar e conhecer os mais variados lugares. Chloe é também um mimo de personagem que diverte e emociona ao mesmo tempo na sua luta diária. Também temos alguns personagens masculinos que irão conquistar e despertar sensações contraditórias mas que no fim conquistarão por completo os leitores.

A escrita de Sarah Addison Allen é leve e que permite ao leitor se deixar mergulhar nas mais variadas sensações tornando assim a leitura rápida e emocionante. Poderão encontrar, romance, alguma dor e também momentos de reflexão em conjunto com algum humor.

Nenhum comentário: