UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

LIVRO: Flores na tempestade


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Laura Kinsale

Sinopse: Christian era um dos homens mais brilhantes e sedutores da alta sociedade inglesa. Um libertino que despertava paixões avassaladoras até que um trágico ataque o condena a um mundo de silêncio, sombras e loucura. Christian perde a capacidade de falar e a família coloca -o num sanatório, crente de que perdeu a razão. Maddy, de nascimento modesto e com um a alma simples e generosa, fica presa a este homem que lhe desperta sensações novas. Um homem que oscila entre a raiva e a frustração de estar preso ao silêncio, que a repele, mas que necessita da sua atenção e do seu carinho para o tirar daquele tormento solitário. A amizade que nasce entre os dois transforma-se num amor arrebatador. Fonte de necessidade , de desejo… e de uma paixão redentora. Laura Kinsale, autora best-seller norte-americana, traz-nos um dos romances de amor mais belos e originais de sempre. Uma história apaixonante e inesquecível que se converteu numa das novelas românticas mais elogiadas pela crítica e pelo público em todo o mundo.

*******

O livro contém 557 páginas e fala-nos do romance entre Christian o duque de Jervaulx e Archimedia Timms, uma jovem quaker. Para quem não sabe os quakers são um grupo religioso que defendem o pacifismo e a simplicidade. São conhecidos como A Sociedade dos Amigos ou simplesmente Amigos.

Como não poderia deixar de ser Christian é um jovem muito belo, mas sem nenhum princípio, o oposto de Archimedia que é uma jovem simples e de origens pobres. Conhecem-se através do pai de Archimedia que é um matemático que partilha a mesma paixão pelos números que o duque de Jervaulx, daí serem sócios. Archimedia é mais comumente tratada por Miss Maddy e visto que o seu pai é cego é ela que trata de escrever todos os artigos que o pai faz em conjunto com o duque.

Só tempos mais tardes desta parceria é que Miss Maddy conhece o duque e é quando este sofre uma reviravolta na sua vida e fica doente o que o leva a ser internado num manicômio. Coincidência das coincidências é para este manicômio que Miss Maddy vai trabalhar e reconhece o duque e então o acolhe debaixo da sua asa para ser o seu projeto especial.

Com o passar do tempo Maddy dá-se de conta que o duque não está louco mas simplesmente incapacitado e ajuda-o a voltar a sua casa e a recuperar as suas coisas. É assim que começa esta viagem entre os dois na recuperação da boa vida que o duque tinha e também a recuperação de todas as suas faculdades mentais.

Este livro além de ser um bonito romance mostra-nos alguma da cultura daquela época, como por exemplo o movimento religioso do qual Miss Maddy e o seu pai faziam parte e mostra-nos o verdadeiro valor da amizade e da família e como por vezes estes valores podem ser corrompidos pela ganância.

Nenhum comentário: