UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 20 de maio de 2010

LIVRO: Lover Mine


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: J. R. Ward

Sinopse: Nos escuros becos das noites de Caldwell, Nova York, existe um conflito como nenhum outro. Há muito dividida em um terrível campo de batalha entre os vampiros e seus inimigos, a cidade é o lar de um grupo de irmãos nascidos para defenderem sua raça: os vampiros guerreiros da Irmandade da Adaga Negra.

John Matthew percorreu um longo caminho desde que foi encontrado vivendo entre os humanos, sua natureza vampírica desconhecida por si mesmo e por todos a seu redor. Depois que foi morar com a Irmandade, ninguém podia imaginar qual era sua verdadeira história – ou sua verdadeira identidade. Na verdade, Darius, o Irmão caído, retornou, mas com um rosto diferente e um destino muito diferente. Quando uma violenta vendetta pessoal leva John ao coração da guerra, ele precisará contar com quem ele é agora e quem ele foi antes para eliminar o mal encarnado.

Xhex, uma assassina symphath, há muito se endureceu contra a atração entre ela e John Matthew. Já tendo perdido um amante para a loucura, ela não permitirá que outro homem de valor seja presa da escuridão de sua vida pervertida. Quando a sorte intervém, contudo, os dois descobrem que o amor, como o destino, é inevitável entre almas gêmeas.

********

Em primeiro lugar tenho de reconhecer que J. R. realmente conseguiu me convencer de que JM e Xhex mereciam uma história de amor! Quem me conhece, e sabe de minha paixão por essa série, sabe também que eu era contra esse relacionamento! Sempre achei que JM merecia alguém melhor, mais "feminina" e que Xhex não merecia um homem carinhoso e bondoso com John. Mas lendo esse livro e vendo o modo como os dois foram se abrindo um para o outro e descobrindo certas circunstâncias do passado de ambos vi que eles são mesmo perfeitos um para o outro... (pronto! Sabia que Ward me faria dar o braço a torcer!)

Creio que se pode dizer que essa história se mostra como um círculo perfeito, no sentido que há resgate, vingança, segundas chances… J. R. nos conduz ao passado (através de uma busca que Darius e Thorment realizam para a Irmandade), pelo presente com JM, Xhex, Qhuinn, Blay, Saxton, Thorment e a situação que estão enfrentando e o inimigo contra o qual estão lutando, e lança a semente de livros futuros com o problema de Payne e a aparição de Murhder. Há cruzamento de fatos e destinos e pessoas e a história nos surpreende e emociona. Como sempre, adorei o modo com Ward usa as palavras e o modo como transmite as emoções e sensações dos personagens de forma tão vívida e real que acaba nos fazendo rir ou chorar durante a leitura.

Nesse livro também há bem menos histórias paralelas e ela focalizou bem o casal principal. Mas tenho de destacar o abalo sofrido pela amizade de Qhuinn e Blay com o surgimento de Saxton. Esse também é um arco da história da irmandade com o qual sempre fiquei em cima do muro. Mas agora, vendo o sofrimento e o modo como Qhuinn e Blay estão se afastando, se escondendo atrás de máscaras e da falta de diálogo e de medos e enganos, estou me inclinando favoravelmente para um relacionamento entre eles.

Um ponto alto do livro foi o modo como Darius e Thorment se conheceram e se tornaram amigos. Isso muito antes de Thor ser um irmão, quando era apenas um soldado que trabalhava junto da Irmandade. E tudo se torna muito mais interessante quando vemos Thor fazer o mesmo com John – outro círculo que se fecha… Fritz aparece também e antes de ser o mordomo de Darius. Lembro de ter lido algo sobre J. R. estar pensando em escrever sobre a Irmandade do passado, quando Aghony (pai de Phury e Z) era o líder e o pai de Wrath ainda era vivo – acho que seria muito interessante conhecer essa outra época...

Ward deixou algumas pontas soltas na história: o "fantasma" perseguido por uma equipe de televisão do Programa Paranormal – e que ainda não foi revelado - e o caso de Payne, que achei que ficou muito no "ar" (parece até que esqueceram a coitada no final…). Mas isso não apagou o brilho da história de JM e Xhex e a criatividade da autora no modo como a apresentou! Só aumentou ainda mais a ansiedade pelo próximo livro, que infelizmente vai levar um ano (creio eu) para ser lançado e trará a história de Payne.

Vou encerrar com uma frase que me tocou profundamente, principalmente na cena em que foi enunciada…

"...I miss you. I miss you so fucking bad it hurts, but I don't know how to find you even though you´re right in front of me.

(...Sinto sua falta. Sinto tanto a sua falta que até dói, mas não sei como encontrá-lo mesmo você estando bem na minha frente.)"

P.S.: Para quem gosta de Thor, prepare-se! As cenas em que ele aparece estão entre as mais emocionantes do livro e, além de ficarmos sabendo um pouco sobre seu passado, vemos como ele e JM estão se reaproximando...

Nenhum comentário: