UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 20 de maio de 2010

LIVRO: Feios


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Scott Westerfeld

Sinopse: "Em um mundo de extrema perfeição, ser normal é feio.

Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou – nem pense nisso – espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.

Tally mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas, e se divertem (o tempo todo). Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair.

Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrário: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de foras-da-lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza.

Para Tally, isso é uma maluquice. Quem iria querer ficar feio para sempre, ou se arriscaria a voltar para a natureza e queimar árvores para se aquecer, em vez de viver com conforto em Nova Perfeição e se divertir à beça? Mas, quando sua amiga desaparece, os Especiais, autoridade máxima deste novo mundo, propõem um acordo com Tally: se unir a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. A escolha de Tally irá mudar o mundo para sempre.

Nascido no Texas, Scott Westerfeld é autor de diversos romances aclamados para adultos e jovens, entre eles Tão ontem, Os primeiros dias, e a série Feios, best seller do New York Times. É também designer e atualmente vive entre Sydney, na Austrália, e Nova York."

********

Inaugurando a parceria Record e Um Livro no Chá das Cinco, recebemos o livro Feios para nossa apreciação. Ficção científica não era o meu gosto preferido, mas esse livro mudou meus conceitos. Posso definir a obra como genial, pela história criativa e a narrativa hipnótica. Esse é o primeiro livro de uma série, que só posso dizer que aguardo ansiosamente.

Na história, ser feio é uma fase da vida. Não se discute a real aparência de ninguém, todos são feios. Até os 16 anos, os jovens vivem em cidades separadas, em internatos, sendo educados e aguardando o esperado dia do aniversário, para então, ganhar uma plástica total, e tornarem-se perfeitos. Após a operação, mudam-se para Nova Perfeição e lá passam a viver uma rotina de festas, ócio, e futilidades. Os perfeitos são pessoas mimadas, egoístas e alienadas. O mundo para eles é uma grande festa.

Tally ainda é feia. Nunca passou pela sua mente a idéia de jamais ser perfeita. Ela tem 15 anos, seu aniversário está próximo. Todos os amigos já são perfeitos e não querem a companhia de uma feia. Sozinha na escola, ela conhece Shay, uma garota que lhe revela a verdadeira história dos feios, e mostra que há outras opções para continuar a vida.

O livro tem muitas mensagens interessantes, desde a destruição do mundo que conhecemos, o desenvolvimento de uma nova civilização, até o jogo com os conceitos de feio e perfeito. Mistura também romance, ação e suspense. Lendo cada capítulo, somos instigados a pensar mais sobre o que consideramos perfeição, e o que faríamos para atingir esse ideal. Os personagens de Scott Westerfeld vão muito longe, passam por cima de tudo e de todos. Os ditos feios não são sequer aceitos na sociedade, são párias condenados à vergonha eterna. Tally é a heroína que começa o livro como feia ignorante, passa a conhecer a aterradora verdade sobre os perfeitos, e termina esse volume da série de forma surpreendente. Fechei o livro com um grande :O ! Ainda paira na minha mente a pergunta "como assim?".

Assim são as ótimas histórias, um entrenimento gratificante que dura por muito tempo após a última página. No caso da série Feios, ainda temos a expectativa até a publicação do volume seguinte.

Nenhum comentário: