UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 20 de maio de 2010

LIVRO: As Brumas de Avalon


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Marion Zimmer Bradley

Sinopse: Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de ser juramento de respeitar a velha religião de Avalon.
Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur.
Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada.
Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana.
As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada.
Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original.

*******

Excelente coleção. Sem reservas, sem hesitação...

As Brumas de Avalon foi dividida em quatro livros com os subtítulos: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore respectivamente. A leitura é profundamente envolvente e nem um pouco cansativa.

A obra é riquíssima em todas as suas páginas e nelas encontrei um misto de emoções difíceis de descrever. Amo o Rei Artur desde que me conheço por gente. Sempre o tive como um grande herói. Lancelote e Guinevere, embora não fossem culpados pelo sentimento que os atraía, pra mim sempre foram uma decepção. E, agora, conhecendo a história pela visão especialmente de Morgana, mas também de outras heroínas, senti que Artur era fraco e manipulável. Minhas crenças foram abaladas. Ainda amo o rei acima de todos os outros personagens. Mas descobri que aquele herói, afinal não era tão herói assim.

Excalibur, Távola Redonda, Camelot... amo muito tudo isso! Mas aqui são apenas o segundo plano. Antes de tudo vem Avalon e a batalha que suas sacerdotisas travam para que tudo que ela representa não seja subjugada pelos padres e o cristianismo que surge na Bretanha.

Enfim, foi um prazer conhecer esse lado da história mais cruel do que romanceado. E entro para o time daqueles que recomendam...

Nenhum comentário: