UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 21 de dezembro de 2008

Senhor Deus escute a minha prece!

ORAÇÃO DO ADVOGADO

Senhor,

Tu és, junto ao Pai, o Advogado de toda a Humanidade;
Tu foste, és e eternamente serás o guia sublime de todos os Advogados;
Tu proclamaste: "aqueles que tem fome, serão fartos e os que tem sede, serão saciados";
Tu, ainda criança, ouvias, discutias e interrogavas os doutores da Lei;
Tu, infinitamente misericordioso, perdoaste o servo do Sumo Sacerdote e os que injustamente Te condenaram;
E disseste aos teus discípulos: "Eu vos dou a MINHA PAZ".

Eu Te suplico, Senhor,
Faze que essa paz seja permanente entre os homens de todos os tempos e lugares, sem distinção de raça, sem distinção de cor, sexo, seita, política, religião ou condição social. Orienta-me para que eu possa encontrar a verdade, onde quer que ela exista, por menor que seja o indício, a fim de melhor promover a defesa dos necessitados da proteção do Direito, sem inclinar-me ante os poderosos ou alçar-me aos humildes.

Senhor,
Ajuda-me a aquecer a letra fria da Lei no calor do meu coração e a aplicar com sabedoria o espírito da Norma Jurídica, da Doutrina e da Jurisprudência aplicados à espécie em debate Judicial.
Permite, Senhor, que os meus conhecimentos adquiridos no estudo diuturno sedimentem e embasem, com prudência e amor, minhas lutas, vitórias ou derrotas, em cada Instância ou Tribunal onde eu atue.

Senhor,
Torna-me um elo poderoso entre os que tem fome e sede de Justiça, conduzindo-me com destemor na luta honesta, do bom Advogado, dentro do processo e da Lei, exercendo com dignidade, liberdade e independência minha profissão, sem nenhum receio de desagradar a magistrados ou autoridades constituídas, sem temor de incorrer em impopularidade na defesa dos sagrados direitos do meu constituinte.
Que o meu escritório seja um Templo do Direito, dedicado a reparar os males causados pela injustiça, pela ilegalidade, pela prepotência e pelos danos contidos nos conflitos econômicos e sociais da humanidade, elevando ao mais alto grau o culto à verdadeira Justiça.

Senhor,
Advogado dos Advogados, obrigado pelo injustiçado, pelo oprimido, pelo esbulhado, pelo condenado e pelo perseguido que me mandaste hoje. Ilumina-me para que eu possa assegurar-lhe, novamente, a paz e a crença na Justiça que um dia, no passar dos séculos, deste aos homens de boa vontade.

Senhor Deus escute a minha prece!

(Autor desconhecido)

Nenhum comentário: