UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 13 de setembro de 2009

O Valor da Bíblia

Há muitos anos, existiu um homem
muito rico que no dia do seu aniversário
convocou a criadagem a sua sala para
receberem presentes.
Colocou-os a sua frente na seguinte ordem:
cocheiro, jardineiro, cozinheira, arrumadeira
e o pequeno mensageiro.
Em seguida dirigindo-se a eles,
explicou o motivo de os haver chamado
até ali e, por fim, fez-lhes uma pergunta,
esperando de cada um a sua própria resposta.
Essa foi a pergunta feita:
- O que prefere você receber agora:
esta Bíblia ou este valor em dinheiro?
- Eu gostaria de receber a Bíblia.
Respondeu pela ordem o cocheiro.
- Mas, como não aprendi a ler,
o dinheiro me será bastante mais útil!
Recebeu então a nota, de valor elevado
na época, e agradeceu ao patrão.
Esse pediu-lhe que permanecesse em seu lugar.
Era a vez do jardineiro fazer a sua escolha e,
escolhendo bem as palavras, falou:
- Minha mulher está adoentada
e por esta razão tenho necessidade do dinheiro;
em outra circunstância escolheria,
sem dúvida, a Bíblia.Como aconteceu com o primeiro,
ele também permaneceu na sala após receber
o valor das mãos do patrão.
Agora, pela ordem, falaria a cozinheira,
que teve tempo de elaborar bem a sua resposta:
- Eu sei ler, porém, nunca encontro tempo
para sequer folhear uma revista;
portanto, aceito o dinheiro para comprar
um vestido novo.
- Eu já possuo uma Bíblia e não preciso
de outra; assim, prefiro o dinheiro.
Informou a arrumadeira,
em poucas palavras.
Finalmente, chegou a vez do menino de recados.
Sabendo-o bastante necessitado,
o patrão adiantou-se em dizer-lhe:
- Certamente você também ira preferir
dinheiro, para comprar uma nova sandália,
não é isso, meu rapaz?
- Muito obrigado pela sugestão.
De fato estou precisando muito de um calçado
novo, mas vou preferir a Bíblia.
Minha mãe me ensinou que a Palavra de Deus
é mais desejável do que o ouro...
Disse o pequeno mensageiro.
Ao receber o bonito volume,
o menino feliz o abriu e nisso caiu
aos seus pés uma moeda de ouro.
Virando outras paginas, foi deparando
com outros valores em notas.
Vendo isso, os outros criados perceberam
o seu erro e envergonhados deixaram o recinto.
A sós com o menino,
disse-lhe comovido o patrão:
"Que Deus o abençoe, meu filho,
e também a sua mãe, que tão bem o ensinou
a valorizar a Palavra de Deus."

(Autor Desconhecido)

Nenhum comentário: