UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LIVRO: Desejo Rebelde - Título original: Rebellious Desire


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Julie Garwood

Sinopse: De todos os duques da Inglaterra, Jered Marcus Benton, duque de Bradford, era o mais abastado, o mais atraente ... e o mais arrogante. E, entre todas as damas de Londres, ele escolheu apenas uma para lhe prestar a mais terna obediência: Caroline Richmond. Nativa do Estado de Boston, nos Estados Unidos, ela era extraordinariamente bela, dona de um passado misterioso e espírito fogoso. Deixou-se atrair pelo poderoso duque, sem se deixar intimidar por sua soberba, com o objetivo de conquistar o coração do rapaz de forma definitiva. Mas Bradford não era homem de se deixar dobrar por mulher alguma, até uma conspiração aproxima-lo tentadoramente de Caroline. A partir daí, unidos contra um inimigo comum, eles descobrem o poder da magnífica atração que os uniu... Um desejo nascido em meio ao perigo, mas destinado a arder até transformar-se em amor.

********

Comprei o livro imbuída de uma expectativa mediana, isto é, esperava encontrar nas, mais ou menos, 300 páginas do livro aqueles lugares-comuns dos quais os romances costumam estar recheados. E de início, não fiquei decepcionada. Estava tudo ali. A mocinha supostamente abandonada pelo pai que volta à sua terra natal para descobrir suas raízes (no intercurso da história, percebe-se que há uma justificativa para a ação do pai; e que põe em risco a vida de Caroline); e tudo que corrobora para o nascimento do embate amoroso. Sabe aquelas cenas recorrentes em que mocinho e mocinha disputam um cabo de guerra para saber quem se rende de amores primeiro e no final, descobre-se, que na guerra do amor não há vencidos, somente vencedores?

De um lado temos Caroline Richmond, linda e voluntariosa. De outro, Jered Markus Benton, duque de Bradford, atraente, perigoso e de uma arrogância que alcança sua estatura gigantesca. Durante a leitura, o vemos nascer assim, crescer assim e ser sempre assim. Convenhamos, isso o torna um chato de galocha. Eu, sinceramente, torcia para que uma hecatombe literária jogasse Caroline nos braços de Milford. O amigo charmoso e espirituoso de Jered.

Esse e vários outros fatores, me fizeram chegar à constatação de que os clichês tanto podem ser benditos como malditos. No caso de tal romance, o clichês causam aborrecimento e, se não geram imprecações, é porque sou muito bem educada e espiritualizada.

Meu primeiro encontro com o livro "Desejo Rebelde" estava a distância de dois cliques do mouse. Dois cliques e ele já estava na minha sacola virtual. Tomada do mesmo desejo que enverga o título do livro, não interpus pensamentos de prós e contras para livra-me dos livros-ciladas. Isso porque confiava na autora pelo que já havia lido de suas obras. O livro não é ruim. Porém, está aquém do imaginado. Há muitas repetições de outras tantas histórias lidas...

Algumas, necessárias. Outras, completamente vãs. Mas, o que mais me irritou foi o tratamento dado ao final da trama. Tudo acontece no modo atropelos. As revelações do suspense que paira no livro são visíveis; dada a displicência com que a autora despeja tudo ao final. Conclusão: Um chá sensaboria.

Nenhum comentário: