UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LIVRO: O Filho das Sombras


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Juliet Marillier

Sinopse: Este é o segundo livro da trilogia de Sevenwaters, por Juliet Marillier. Neste livro a personagem principal é Liadan, filha de Sorcha (personagem principal do livro anterior desta trilogia, A Filha da Floresta). Liadan é irmã gémea de Sean e tem uma irmã mais velha, Niamh. Liadan possui o dom da Visão e o poder de comunicar telepaticamente com o seu irmão Sean. Devido á magia presente no seu sangue, Liadan terá de enfrentar velhos e novos inimigos da sua familia, numa luta pela sua sobrevivência e pela vida daqueles que mais ama.

Mais um livro poderoso, de conteúdo riquíssimo e história apaixonante.

Esse não me prendeu a atenção tanto quanto A Filha da Floresta, mas isso não tem nada a ver com a qualidade da obra. Liadan teve quase que sempre o controle das situações e, embora atormentada pelo dom da visão, tomou as rédeas dos acontecimentos e saiu-se bem de todas elas. Por isso, com ela não senti tantas emoções como as que tive com Sorcha no primeiro livro. Aliás, no meu entender, o momento de maior comoção desse livro teve Sorcha como personagem principal.

O amor de Liadan pela família e pelo homem que a conquistou é comovente e denso, e, é isso que a leva a superar suas batalhas. Ela nunca teve dúvida do que fazer, do que buscar e esperar da sua caminhada. Não titubeou nem diante das criaturas sagradas e não abaixou a cabeça diante de nenhuma dificuldade. Falando assim fica parecendo que foi chato, mas não, foi gratificante conviver durante toda a leitura com uma personagem desse nível. Foi encantador.

Adicione a tudo isso um personagem másculo, batalhador, apaixonante e, ainda por cima, necessitado de amor, de companhia, de cuidados. Esse é Bran. Foi bela e sublime sua ligação com Liadan. Mais um elemento que tornou o livro maravilhoso.

Juliet Marillier manteve sua nota máxima nesse livro. Agora, que venha o último da série: A Filha da Profecia.

Nenhum comentário: