UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 12 de setembro de 2009

LIVRO: As cinco pessoas que você encontra no céu


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Mitch Albom

Sinopse: Com o mesmo estilo sensível e profundo de A Última Grande Lição, Mitch Albom nos presenteia, após seis anos de espera, com uma comovente fábula que nos faz refletir sobre o verdadeiro significado de nossa existência.
As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu conta a história de Eddie, mecânico de um parque de diversões que morre no dia de seu aniversário de 83 anos tentando salvar uma garotinha. Imerso numa rotina de trabalho e solidão, ele passou a vida se considerando um fracassado. Ao acordar no céu, encontra cinco personagens inesperados que lhe mostram como ele foi importante.
Este livro foi escrito para cada um de nós, pois freqüentemente nos sentimos frustrados e inúteis – assim como Eddie – por não termos realizado nossos sonhos. Ele nos faz lembrar que vivemos numa ampla teia de ligações e que temos o poder de mudar o destino dos outros com um pequeno gesto, e nos faz descobrir a importância da lealdade e do amor em nossas vidas.

***************

Li esse livro no meio de outros, como costumo fazer sempre. Mas, esse, por ser bem curtinho, acabou antes de todos, então merece ser postado o quanto antes, pois é emocionante.

O mecânico Eddie trabalha num parque de diversões e sente que sua vida toda passou em vão. Aos seus próprios olhos, nada fez de realmente importante, que mudasse a sua própria vida. Ledo engano. Quando morre, na tentativa de salvar uma garotinha, ele é recebido no céu por cinco pessoas especiais. Algo que Eddie fez quando vivo, mudou as vidas dessas cinco pessoas. E agora elas o esperam no céu para lhe ensinarem o sentido de sua própria vida. E vão ajudá-lo a entender o que é verdadeiramente o perdão, o amor, a amizade.

O Homem Azul, o Capitão, Ruby, Marguerite e Tala. Cada uma tem uma lição para Eddie. Cada uma guarda a lembrança de um episódio decisivo, e todas passaram pela vida dele por um motivo.

Em meio às preciosas lições de perdão e de amor, sucedem os aniversários de Eddie, explicando um pouco da existência de um homem que sofreu, amou, riu, chorou e viveu intensamente, sem perceber, sem dar valor a cada momento.

Um livro tocante, delicado, com conselhos para a nossa própria vida. Mostra a importância de existir, e a interferência de cada um na vida do outro, provando que nada acontece por acaso.

Nenhum comentário: