UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 12 de setembro de 2009

LIVRO: This Man and Me


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Alison Jameson

O romance conta a história de uma jovem à procura de viver um grande amor na Irlanda contemporânea.

Narrado na primeira pessoa, This man and me apresenta a vida de Helen desde sua infância até a idade adulta dos 30 anos. O ponto central da trama está sempre na vida amorosa de Helen; com as alegrias e dissabores que dela advém. Helen discorre sobre sua vida como quem troca confidências com o melhor amigo. No caso, o leitor. Extravasa quando narra os momentos intensos e dramáticos de suas vivências, mas, ao mesmo tempo, regateia em muitos momentos chaves. O livro está repleto do recurso da pausa: um corte inteligente na narrativa com o intuito de criar suspense.

Destilando tiradas inteligentes e divertidas, Helen segue a procura de seu amor até chegar, por sua própria conta, à conclusão de que esse amor é impossível de ser encontrado. A maioria de seus amigos a aconselha a sondar o coração e reconhecer a batida acelerada que sinaliza “Essa é minha alma gêmea”: Tum-tum, Tum-tum, Tum-tum. E à medida que agrega distintas e tão semelhantes experiências amorosas, Helen chega a conclusão de que em um relacionamento amoroso, acima de tudo, é preciso amizade. Mas, seu raciocínio mais acertado acerca das coisas do coração se dá quando percebe que o seu grande amor esteve o tempo todo ao seu lado a espera de ser notado e de ser fazer acontecer.

Os pontos fortes do livro são as caracterizações dos personagens, os excelentes diálogos entravados e a própria Helen. A Helen é muito divertida. A sensação que tive foi a de receber as boas-vindas para entrar nos pensamentos de Helen e acompanhar cada detalhe de seus dilemas internos. Tudo isso confere veracidade ao enredo e oferece base de aproximação com essa ficção revestida de contornos reais e precisos.

A mensagem que fica é que amar envolve riscos. Tudo o que Helen quer, com toda gana, evitar. Esse sentimento de reserva encontra vestígios no passado, quando Helen era apenas Hélène. Antes de seu pai francês a ter abandonado. No transcorrer da leitura insere-se a dúvida: È Helen quem procura por amor? Ou é Hélène? Ela conseguirá seguir seus passos sob a sombra da perda de seu pai?

Destaque para a percepção acurada da autora acerca das relações humanas tanto familiares quanto amorosas.

Recorrente à obra lida, foram os meus pensamentos que insistiam em resgatar às sábias palavras de Mario Quintana que tudo tem a ver com a história:
"Amor é síntese
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço
Me envolva todo em seus braços
E eu serei o perfeito amor."

Nenhum comentário: