UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LIVRO: Segredos do Coração


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Claire Cross

Sinopse: Elas são gêmeas idênticas. Pelo menos na aparência... Márcia é a perfeita; Maralys, a ovelha negra. Márcia tem um marido rico, dois filhos lindos, um lar estruturado; Maralys vive sozinha e ganha a vida como programadora e conselheira sentimental pela internet. Até que um dia Márcia foge de casa, deixando apenas um bilhete de despedida. Aos poucos, Maralys percebe que a aparente harmonia da vida da irmã era apenas uma fachada. E acontecimentos inusitados vão colocá-la em confronto com suas verdades e com um segredo enterrado no passado que de repente volta à luz.

*********

Com muito romantismo e humor, a autora Claire Cross nos apresenta um tema bastante clássico da literatura: das irmãs gêmeas idênticas na aparência, mas completamente diferentes em temperamento e valores.

Márcia, desde pequena sempre foi a preferida de casa. Nunca causava problemas e sempre se comportava como o esperado; Maralys, por sua vez, sempre foi a inadequada, pouco convencional e muito mal compreendida.

Tudo muda quando um dia, Márcia foge de casa, deixando apenas um lacônico bilhete de despedida para seu esposo e seus dois filhos. Maralys, à gêmea "rebelde e indequada", mas sempre disponível para ajudar, sacrificando o seu próprio tempo para ter certeza de que aqueles que ama estão seguros e bem cuidados; se reaproxima da família para tentar reeguer a vida dos três...

A partir daí o livro se torna muito interessante ao meu modo de ver, pois a protagonista irá de encontro com suas verdades mais profundas, desmascarando seus verdadeiros sentimentos _ revelando como o cinismo e a' indiferença' eram na verdade um escudo de proteção que tinha erguido em sí ao longo dos anos.

Não tem como não gostar de Maralys, mesmo com suas dificuldades pessoais, percebe-se a força e energia da personagem que narra sua história com uma certa dosagem de humor, tornando sua descrição uma agradável surpresa. Um outro ponto interessante, é a profissão de Maralys que além de ser uma excelente analista de sistemas, é também uma conselheira sentimental pela internet. O que aliás em cada capítulo a protagonista descreve os casos que recebe e seus conselhos, usufruindo ao leitor umas boas risadas.

Sinceramente gostei do livro. Ví lições muito interessantes, que podem ser muito bem aplicadas em nosso dia-a-dia. Mesmo com um romance mais leve, ele traz mais do que tudo, o verdadeiro sentido da vida. Que é conviver bem em nosso meio. Provando onde existir amor, há perdão constante. E que quando se ama verdadeiramente, tudo está sempre perdoado...
Portanto, foi muito agradável e produtiva a sua leitura.

Nenhum comentário: