UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 12 de setembro de 2009

LIVRO: Fomos longe demais


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Suzanne Bruckmann

Sinopse: A esposa e a filha de Sam Starrett estão desaparecidas. Alyssa tem 48 horas para descobrir o assassino. Max tem nas mãos um caso que ameaça a soberania nacional. Ele é um terrorista procurado no mundo todo...mas a maior dificuldade para o Fantasma é eliminar uma família que ameaça revelar sua identidade. Todos eles são capazes de matar por amor ou dinheiro, e ir longe demais.

*************

Apesar de uma sinopse curta, o livro é repleto de aventuras, intrigas militares e tensões sexuais, que criam uma atmosfera totalmente particular e intensa.
Fomos Longe Demais se caracteriza com uma estrutura rítmica forte e bastante atual, onde, progressivamente, vão acrescentando a sua trama novos elementos e personagens.

O livro na verdade faz parte de uma série chamanda Troubleshooters. Nos EUA acabou de ser lançado o seu 13º livro e como não podia ser diferente de como estamos habituados, aqui no Brasil só saiu dois livros desta série. Mas compensando, os livros são totalmente independentes, o leitor pode ler fora da sequência sem problemas. Outro detalhe, que não deixa de ser interessante, é que em cada livro o leitor irá encontrar personagens secundários que em livros posteriores serão os seus próprios protagonistas. Talvez seja realmente interessante para quem gosta do gênero acompanhar a sequência da série, assim não perderá nenhum detalhe...

Particularmente achei o livro razoável. Posso considerá-lo como um ótimo passa-tempo. Mas não é o meu tipo de leitura. Se você ligar a tv encontrará ingredientes totalmente parecidos em filmes ou séries de ação. Fiquei com a sensação como se estivesse vendo um filme. Talvez seja algo positivo para quem gosta de diálogos práticos e espontâneos. Mas, para mim faltou algo, talvez mais profundidade e um enredo mais interessante... Um outro pormenor, que na verdade me dava nos nervos, era a boca suja do protagonista. Totalmente desprovido de palavras doces, a narrativa do protagonista chega em determinados momentos a agredir a nossa mente com tantas palavras de baixo calão, nada condizentes a minha forma de ser.

Os personagens mais interessantes para mim foram Gina e Max. Que já tiveram a sua importância no livro Tensão Máxima, que até onde eu compreendi, Gina tinha sido sequestrada por terroristas em um avião. E foi brutalmente violentada pelos bandidos e Max (comandante oficial do caso) presenciou a terrível violência sem poder fazer absolutamente nada. As consequências daquela brutal violência deixou-os com várias cicatrizes e estava realmente muito interessante acompanhar sua história. Mas, infelizmente a autora deixou sua continuidade para um outro livro... provavelmente sendo eles os protagonistas principais.

Nenhum comentário: