UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

LIVRO: Magia e Sedução


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Alice Hoffman

Sinopse: Gillian e Sally Owens são duas órfãs que foram educadas pelas tias numa pequena vila. Criadas como crianças normais, tiveram desde tenra idade de lidar com a fama da família Owens.
Com efeito, há mais de dois séculos que as mulheres da família conhecem os segredos das ervas, das curas, e dos rituais para proteger as colheitas. As pessoas da cidade chamam-lhes bruxas, mas recorrem a elas quando há necessidade, embora passem muito tempo a culpá-las de todo o mal à sua volta.
É neste contexto que Sally e Gillian partem, tentando esquecer os fantasmas do passado. Gillian, a irmã rebelde, parte para uma grande cidade para viver diversas relações sem futuro até ao dia em que conhece o violento Jimmy, que a maltrata.
Quanto a Sally, a irmã responsável, casa-se e tem duas filhas mas fica viúva pouco depois, mudando-se para uma nova cidade com o objetivo de poder dar uma nova vida às suas filhas, prestes a entrar na adolescência. Quando menos espera, tem Gillian à sua porta, acabada de chegar com um drama na sua vida e com uma surpresa na bagageira.

*******

Magia e Sedução é uma leitura suavemente mágica! As suas páginas fluem vertiginosamente como se o amanhã não chegasse. Sally e Gillian são duas irmãs tão diferentes e tão iguais que é impossível não gostar de pelo menos, uma delas. Esta dinâmica fraternal é tão singular com a casa das Owens porque, a magia está em todo o lado. Esta magia move as personagens por caminhos obscuros e luminosos, forçando-as a tomar decisões. Ela também é uma personagem.

Alice Hoffman cria um livro que não sendo brilhante, é uma leitura deliciosa. Não tem a monotonia dos romances óbvios e aborrecidos. Esta é uma história de duas irmãs, do amor entre elas, das suas escolhas e dos seus fantasmas. Tem um toque de suavidade como se a vida já fosse demasiada séria para suportar tal semblante.

O início da leitura foi marcado por uma certa distância entre o leitor e os intervenientes da história, porém esta sensação logo desapareceu desabrochando numa narrativa divertida, doce e mágica. Desde os velhos gatos pretos aos lírios que crescem viçosos fora de estação no quintal da casa de Sally, tudo parece ter uma essência desconcertante.

É da magia que Sally e Gillian fogem, contudo ela vive em cada fibra do seu corpo e em cada fio do seu cabelo. Alice Hoffman é uma escritora brilhante.

Nenhum comentário: