UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

terça-feira, 21 de julho de 2009

LIVRO: Souvenir


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Therese Fowler

Sinopse: Em Souvenir, Carson McKay e Meg Powell são adolescentes loucos um pelo outro até que, aos 21 anos, ela anuncia que vai se casar com outro homem. Carson, atordoado, mergulha na música para afogar suas mágoas, o que acabará por fazer dele um grande astro do rock. Meg se entrega ao papel de esposa, mãe e dona de casa para o homem que, secretamente, salvou sua família da ruína. Duas décadas se passam até que as lembranças da juventude vêm bater com força à porta dos dois.

Esse livro é para aqueles que não se importam de chorar. Mais! É para aqueles que gostam de emoções fortes. É um drama intenso, carregado de tormentos, de paixão e de dor. E tanta comoção fixa a atenção a ponto de não querer largá-lo. Ah se não fossem as obrigações cotidianas... eu mesma teria lido numa tacada só.

Já nas primeiras páginas somos atados a Carson e Meg, vizinhos que cresceram juntos, que entre balanços de pneus e picolés se descobriram apaixonados. Era tudo tão certo, os sonhos se realizariam. Claro que se realizariam... Mas, não! Não se realizaram.

Entre eles tinha uma família. A família dela! E pelos pais e irmãs, Meg foi capaz de mudar tudo. Escolheu Brian, com ele se casou e seguiu sua vida. Teve uma filha – Savannah – se tornou médica obstetra, trabalhou muito.

Carson também deu segmento a sua vida e tentou tirar muito proveito dela. Tornou-se um cantor conhecido, bem sucedido, teve outras mulheres e escolheu uma delas para se casar.

Mas um problema muito grave vai abalar todas as estruturas em volta de Meg. E de Carson também.

Agora não posso revelar mais nada, só lendo mesmo para saber do que se trata e quais serão as consequências em suas vidas. Mas posso contar que o choro me foi inevitável. Em certos momentos não podia mais ler, porque não enxergava mais as letras em meio às lágrimas.

Esse livro é o primeiro da autora Therese Fowler e, até onde apurei, ela o lançou em 2008. E agora ainda estamos no começo de 2009 e ele já saiu aqui no Brasil. Isso é uma agradável surpresa, afinal não estamos acostumados a ver lançados em território nacional livros tão recentes. Ponto positivo para a Editora Suma de Letras.

A história é linda, mas me incomodou um pouco o fato de já ter lido uma história semelhante. Não consegui me livrar da sensação de imitação. Há mais de ano tive o prazer de ler A Primeira Vez de Joy Fielding e, para mim, a essência do livro é a mesma. Não tenho o direito de desacreditar nenhuma das autoras, melhor crer que tudo é apenas mera coincidência, mas existem sim semelhanças entre as duas obras. Para atenuar vale lembrar que entre os romances sempre existem passagens iguais de um e de outro livro, nada proposital, apenas situações que tem a mesma natureza e, então, as vezes teremos mesmo a sensação de "já li isso em algum lugar".

Enfim, eu gosto do gênero drama, me traz para mais perto da realidade, me mostra que nem tudo são flores, nem tudo é azul, que existem desafios, barreiras e batalhas a vencer. Gosto dessa magnitude, por isso amei o livro!

Nenhum comentário: