UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

terça-feira, 21 de julho de 2009

LIVRO: De Passagem por Paraíso


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Susan Wiggs

Sinopse: Para os antigos persas, "paraíso" era um amplo parque. Segundo a Bíblia, um jardim aprazível onde Deus colocou Adão e Eva, depois da sua criação; o Éden. O lugar em que reina a felicidade, o céu. Na história de Susan Wiggs, Paraíso é uma cidade. Uma cidade costeira considerada pacata, mas ao mesmo tempo cheia de mistérios. Wiggs – que se consagrou na crítica após abarcar dois prêmios literários nos Estados Unidos e em público, figurando nas listas de mais vendidos – constrói um enredo comovente, que fala de decepção e alegria, de medo e coragem, e da eterna capacidade do ser humano de recomeçar. Com uma pitada de humor, um toque de suspense e muita sensibilidade, Susan Wigga nos mostra que há sempre mais de um caminho a seguir. Cabe a cada um de nós optar pelo melhor.


Há menos de dois anos Sandra era a feliz esposa de Victor Winslow, o filho querido de uma cidade chamada Paraíso, o político que não podia errar. Um dia, porém, um acidente misterioso acaba com a vida de seu marido, deixando uma imensa sombra de suspeita recair sobre ela.

Chega então a hora em que Sandra resolve dar um basta em tudo. A única saída que ela vê é reformar e vender sua antiga casa de praia em estilo vitoriano, nos arredores da cidade. Para isso, contrata Mike Malloy, tão hábil com as mãos quanto na arte de tocar seu coração solitário. A luta para garantir um futuro junto dos filhos desperta em Sandra todos os seus antigos sonhos.
Mas ela poderá confiar em um homem com laços tão fortes com a comunidade que está ávida por abandonar? Um homem determinado a descobrir seus segredos mais íntimos...

Dividida entre a necessidade de confrontar o passado e o desejo de começar de novo, Sandra precisa decidir logo onde está seu coração – em uma nova vida distante daquele lugar ou lá mesmo, em Paraíso.

Cinco coisas que gostei no livro:
1. As listas com os dez mais que iniciava cada capítulo.
2. Todos os personagens em algum momento tiveram seus pensamentos e sentimentos descritos por eles mesmos.
3. A luta de Sandra contra a gagueira.
4. O envolvimento de Sandra com Mike.
5. A forma como Sandra se aproximou dos filhos de Mike.

Quatro coisas que não gostei no livro:
6. O mistério que envolvia o acidente de Sandra e Victor.
7. A lealdade de Sandra com os segredos de Victor.
8. Mike se dizendo o melhor amigo de Victor.
9. A rapidez com que se resolveu o mistério do acidente.

Acredito que a história deste livro gira em torno da nossa capacidade de RECOMEÇAR. E mais do que recomeçar, como RECOMEÇAR. A autora nos conta uma história que comove, pois, nos apresenta aqueles elementos que nos fazem fatalmente ir às lágrimas: injustiças, tristezas, medo, etc., porém, neste caso não consegui me comover, não sofri com a personagem Sandra. Desde o início pressenti que ela sofria por ter a síndrome de mártir.

E esta sensação se tornou real com as ultimas páginas do livro, em que se revela o segredo que Sandra guardava em relação ao marido, e que ocasionou o acidente, ao qual ela era acusada de causar, com o intuito de matar o marido. Ao se revelar o segredo me senti roubada em ter perdido tempo acompanhando o RECOMEÇO de Sandra. Pois, ela não era vítima, ela se tornou vítima de injustiças ao guardar um segredo que ela não deveria ter escondido de todos de Paraíso.

Não consigo ter empatia por personagens que não lutam, que não correm atrás, e principalmente que não se defendem das injustiças. Sandra se apaixona por Mike, e como é acusada de ter matado o marido, tem que se afastar dele, para não prejudicar a custódia dos filhos dele. E ela simplesmente se resigna a abrir mão do amor, pois, não quer abrir mão do papel de vítima, que ela incorporou tão bem.

O que salva esta história são os momentos de humor, em que listas incompletas (deixando livre a imaginação do leitor) de tudo são feitas pelos personagens no decorrer do livro.

A sinopse frisa como tema central deste livro, o RECOMEÇO, mas, para mim, Sandra estava fugindo da realidade quando optou em ir embora de Paraíso, e com o surgimento de Mike em sua vida, ela mais uma vez resolveu fugir da realidade, negando a oportunidade de viver este amor.

Concluindo, não gostei deste livro.

Nenhum comentário: