UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 11 de julho de 2009

LIVRO: Escute o seu coração


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Fern Michaels

Sinopse: Após a morte de sua tão querida mãe, com o casamento de sua irmã gêmea se aproximado e sem um grande amor no horizonte, Josie Dupré se sente solitária. Felizmente, seus dias são preenchidos com seu trabalho no bufê bem-sucedido que mantém com a irmã em Nova Orleans e com sua cadelinha branca e fofa, Rosie, que lhe faz companhia. Subitamente, tudo muda quando um cão boxer invade sua casa e desperta a atenção de Rosie. Para Piorar a situação, o romance entre os cães leva à aproximação de Josie com o dono do boxer – o playboy sexy e mulherengo Paul Brouillette.Paul nada tem contra se apaixonar, mas, ao entrar na vida de Josie, coisas estranhas começam a acontecer. Ela ouve música onde não há nada tocando e sente o aroma da colônia favorita da mãe num cômodo onde não há mais ninguém. Talvez sua mãe esteja tentando lhe enviar uma mensagem... algo sobre encontrar o amor onde menos espera... e sobre escutar o que seu coração lhe diz.Romântico e divertido, Escute Seu Coração prova que Fern Michaels é uma das grandes contadoras de histórias de sua geração.


Tinha a mais simples e única das intenções: ler um romance pitoresco e gracioso. Com base na sinopse, julguei-me já dentro do cotidiano ordinário que é o milagre do amor. Pena, porém! Uma potencial Love story abortada, eis o livro.

Pareceu-me um rascunho, pois, como explicar a ausência de revisão nitidamente expressa em erros crassos como a troca dos nomes dos personagens em mais de uma ocasião? Um festival de troca de Paul por Jack que me fez pensar se não estaria diante de um caso raro de dupla personalidade.

Pior que isso, foram os diálogos bobos e mal ajambrados que superabundavam no texto. A título de esclarecimento, gosto muito de livros com diálogos. No entanto, conforme diz Vladimir Nabokov "Ao ler, deverá ser possível perceber e apreciar os detalhes", faltaram-me os detalhes. Em casos como esse do livro, o contexto é que forneceria os detalhes das circunstâncias ocorridas, exercendo uma função essencial no texto. No entanto, sem brincadeira, a contextualização é artigo inexistente. E para mim, quando se trata de romances, narração é indispensável. Fiquei boba! Não houve tempo para conhecer os personagens e acompanhar o desenvolvimento do relacionamento e acabou-se!

Sabe o que me pareceu? Um texto para ser encenado no palco de um teatro pela predominância excessiva do diálogo.

Para ressaltar uma coisa boa, até que achei engraçadinha a história de amor entre Rosie, a cadelinha branca e fofa, e Zip, o bóxer doidão. O que é devido em grande parte ao fato dos cães não falarem, tornando necessária, portanto, a inclusão de uma narrativa mais consistente para contar a paixão avassaladora dos dois.

Nenhum comentário: