UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 11 de julho de 2009

LIVRO: Laços de Fogo


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Nora Roberts

Sinopse: Neste primeiro volume da Trilogia da Fraternidade, você conhecerá as irmãs Concannon: mulheres modernas, ligadas ao eterno e intempestivo espírito da terra. Laços de Fogo é a história de uma artista impetuosa que não pode fugir de seu passado...tampouco de um grande amor.

Talentosa, solitária, teimosa e dona de um espírito libertário, Maggie Concannon é uma artista especializada na arte em vidro, cujos trabalhos sensíveis são muito mais do que meros objetos de beleza, mas reflexos de sua verdadeira natureza. Surge então um homem, o marchand Rogan Sweeney, que percebe a alma e a pureza de sua arte e se propõe a ajudá-la a construir uma carreira de sucesso. Quando Rogan chega ao isolado estúdio de Maggie, o coração dela se inflama com a arrebatadora atração que surge entre eles...e seu passado sombrio será iluminado por uma amor tranqüilo, gentil e complacente.

Com quase 200 romances publicados e sempre aclamados, Nora Roberts, a escritora mais prolífica de todos os tempos, alcançou o topo entre as grandes ficcionistas do mundo, tanto nas listas de bestsellers quanto em seu incomparável talento para criar histórias fascinantes, apaixonadas e irresistíveis.

É uma história adorável, doce e sensível. E olha que seus personagens não são nada doces, muito pelo contrário, são fortes, teimosos e vibrantes. Esse é o estilo Nora Roberts de escrever e eu, fã, amo! Segue a mesma linha das outras trilogias já tão conhecidas e aclamadas, uma amiga minha chegou a dizer que "é mais do mesmo". Bem, foi com essa fórmula que a Nora conquistou milhões de leitores no mundo todo, não foi? Então, vamos nos render e aplaudir!

Maggie e Rogan formam o típico casal "os opostos se atraem". Ele é milionário, empresário do mundo da arte, tem várias galerias na Europa e é amante de seu trabalho. Ela faz arte com vidros, gosta de solidão, não é apegada ao dinheiro, mas reconhece que é bom ganhar bem pelo seu trabalho.

Rogan - adorável arrogante, como ousei defini-lo - consegue fazer com que Maggie assine um contrato com sua galeria, e olha que não foi fácil, ele teve que ser bem persuasivo já que Maggie prefere ser livre e trabalhar por conta própria. E assim, enquanto o trabalho dela vai ganhando reconhecimento, eles vão brincando de sedução, até o ponto em que a atração se torna irresistível e a única maneira de satisfazê-la é se entregando ao prazer. Ela é atrevida, atirada mesmo. Ele é mais controlado, colocando sempre o trabalho em primeiro lugar. E, apesar das diferenças, combinam e se encaixam perfeitamente.

Por que enxerguei sensibilidade na história? Pelo conteúdo! Maggie e Rogan são apenas coadjuvantes no todo dessa trilogia que tem um pano de fundo muito consistente: a família, o sagrado casamento, a busca pela felicidade, os sonhos perdidos, a frustração...

E o que é doce? A arte. Acredito que a Nora conseguiu transmitir perfeitamente o quão belo é o trabalho de Maggie e as peças que ela esculpiu. Algo assim: incrível!

Tomei conhecimento de uma lista dos 100 melhores romances de 2007 (Top 100 Romances Poll), não sei de que país e nem concordei com ela, mas eis que esse livro está lá, na posição 57. Um feito!

Eu gostei muito! E agora vou me aventurar em Laços de Gelo...

Nenhum comentário: