UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LIVRO: O Grande Gatsby - Título original: The Great Gatsby


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:F. Scott Fitzgerald

Sinopse: Obra-prima de F. Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby (1925) tornou-se não só um clássico da literatura do século XX, como o retrato mais expressivo da «idade do jazz», em todo o seu esplendor e decadência. Jay Gatsby é o herói que personifica o materialismo obsessivo e o desencanto do pós-Primeira Guerra Mundial. Imensamente rico e desprovido de escrúpulos, Gatsby procura preencher o vazio que o domina tentando impressionar e conquistar Daisy Buchanan, por quem se apaixonara na sua juventude mas que entretanto casara com o milionário Tom Buchanan. No entanto, na sua busca de um amor e uma inocência perdidos, Jay Gatsby encontra apenas o fim de um sonho.

*******

“O Grande Gatsby” é considerado um dos 100 melhores romances do século XX. É aliás um livro que, ao lado do “Por Favor Não Matem a Cotovia” de Harper Lee ou “As Vinhas da Ira” de John Steinbeck, está na lista de leituras obrigatórias na disciplina de literatura anglo-americana.

É um livro que, em tom de crítica, retrata uma época dourada, onde um materialismo sem precedentes e uma falta de moral reinavam na sociedade norte americana.

Com o aumento da venda ilegal de álcool, o crime organizado atingia o seu auge, e as festas, como as organizadas pelo misterioso Sr. Jay Gatsby, proliferavam por todo o lado.

A par e passo com o mistério sobre a figura do Sr. Jay Gatsby, é-nos apresentado um lado mais romântico da situação: um amor que ultrapassou barreiras e oceanos e de alguma forma sobreviveu, para apenas vir a dar origem a um infeliz desfecho.

É impressionante como um texto escrito em 1925 pode ainda ser tão atual.

Nenhum comentário: