UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

LIVRO: A Dama e o Unicórnio


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Tracy Chevalier

Tracy Chevalier combina História e muita imaginação, continuando a encantar seus leitores com os mistérios por trás das grandes obras de arte. Paris, 1490. O nobre Jean Le Viste contrata o carismático e talentoso, porém ambicioso, miniaturista Nicolas des Innocents para desenhar seis tapeçarias comemorativas de sua ascensão na Corte. Ao conseguir convencer seu patrono a trocar o tema original da obra - a representação da sangrenta Batalha de Nancy - por um conjunto de imagens representando os cinco sentidos, Nicolas dá início a um projeto grandioso que poderá levar à glória ou à decadência. Enquanto isso, o artista encanta-se pela belíssima filha de La Viste e passa a conhecer intimamente todos os padrões e texturas de um mundo de tentações e frágeis relações. Enquanto A Dama e o Unicórnio é uma rica e intrigante história sobre a paixão e o preço de uma criação artística, a literatura tecida por Tracy Chevalier é a prova de que as obras de arte nunca perdem seu poder: seguem continuamente inspirando vidas e outras formas de arte através dos séculos.

Apesar da história ser pura ficção, o livro tem o mesmo nome do conjunto de tapeçarias que atualmente se encontram no Museu da Idade Média, em Paris. São as famosas tapeçarias La Dame à la Licorne que são consideradas como um dos grandes trabalhos da arte medieval na Europa. A temática do livro é totalmente inspirada na arte dessas tapeçarias da idade média, onde a autora Tracy Chevalier propõe uma ficção bastante sensual e casual.


O ponto enfático para mim é a exploração do tema da tapeçaria que representa cada uma delas, os nossos cinco sentidos, que em cada capítulo são manipulados por cada personagem. Vários deles descrevem com "os seus olhos" a sua versão da história, tornando ao meu modo de ver uma história inteligente, que até chega a ser interessante. Mas que resulta somente num comprometimento casual... O que para mim sinceramente foi uma pena, pois a cada página me via cada vez menos cativada com seus personagens. Acredito ter sido proposital esse total descomprometimento e comportamento anexando a obra La Dame à la Licorne aos seus personagens.

Em suma, A Dama e o Unicórnio, é uma leitura agradável, com uma referência histórica e artística interessante. Com uma leitura rápida, que nos prende realmente a atenção até o final. Destacando também os pormenores _ como as diferenças entre os membros das diversas classes sociais, o papel e as diferenças das mulheres da França e Bélgica do final da Idade Média, a interação entre a arte e a política, e, acima de tudo, a criação de arte, as nomeadas tapeçarias e como elas diferem da pintura.

Nenhum comentário: