UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Um plano de aula do professor

Senhor,
Hoje será um dia atarefado.

Por favor, ouvi meus planos para este dia.
- Em Matemática, quero ensinar
aos alunos que as más ações são
reduzidas aos menores coeficientes,
quando as boas ações são multiplicadas.

- Em Educação Física,
gostaria que eles encontrassem auto-confiança
para pular os baixos obstáculos da vida,
com um olho no desafio de pular
as altas barreiras da vida.
- Em Artes, que não é tão importante
estar na linha enquanto colorindo,
quando os sonhos podem ser pintados
e os futuros esculpidos.

- Em Leitura, Senhor,
ajudai-os a se tornarem suficientemente
sensíveis para ler nas entrelinhas.
- Em Religião, os alunos precisam
descobrir que agindo mal diante
dos vossos olhos é bem pior
do que receber uma punição.

- Em Português, quero ensinar-lhes
os verbos "ajudar", "cuidar", "amar"
e que o particípio mal conjugado,
é menos sério do que usar contra o outro
adjetivos que ofendam.

- Em Estudos Sociais, ajudai-os a se darem
conta que o mundo é cheio de pessoas
com direitos iguais.

- Em Música, eu gostaria que eles
fossem naturais,
cantando vossos louvores.

- Em Ciências, Senhor,
quero ensinar-lhes que
"para cada ação há uma igual e oposta reação".
É apenas um outro modo de dizer:
"Faça aos outros o que gostaria
que lhe fizessem".

Finalmente, Senhor, ajudai-me a
ajudá-los a se darem conta de que o
aprendizado não termina
quando termina o dia.

(Autor Desconhecido)

Nenhum comentário: