UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Aceitar-se e Valorizar-se

A Psicologia nos ensina, com muita propriedade, que nós mesmos devemos ser:
Os primeiros a gostar de nós, os primeiros a nos amar, os primeiros a nos valorizar.
Se eu não gosto de mim mesma, se eu não me amo, se eu não me valorizo como posso querer que os outros me estimem?...
ACEITAR NOSSA VIDA, seja ela qual for o passado que tivemos, é o grande segredo de uma vida feliz.
Somente quem se aceita é capaz de perdoar seus próprios erros, para não criar em si
sentimentos de culpabilidade (arrependimento não é isso!) e reconstruir sua vida com alegria, quando isso se tornar necessário.
O mundo está cheio de neuróticos exatamente porque as pessoas ficam amarradas ao seu passado, incapazes de libertar-se das situações negativas que criaram, e pensar com serenidade em seu futuro.
Em vez de ficar lamentando o que se perdeu no passado, por que não aproveitar o presente para fazer o bem e aprofundar-se nas coisas de Deus?
Jamais se desvalorize, amigo!
DEUS O AMA, mesmo assim, cheio de imperfeições, mas também cheio de vontade de superá-las.
Não impor de onde vens, que tipo de pecador você foi, de quantas quedas está se levantando.
Tudo isso pouco importa!
O que importa é que você, agora, se dê aquele valor que antes não se dava, lembrando, diariamente, o ensinamento do Apóstolo:
" Não sabeis que sois templo de Deus e que o espírito santo habita em vós?"
(1 Cor 3,16)

(Autor: Carlos A. Schmitt)

Nenhum comentário: