UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LIVRO: Um Dia


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:David Nicholls

Sinopse: Podemos viver toda uma vida sem nos apercebermos de que aquilo que procuramos está mesmo à nossa frente.

15 de Julho de 1988. Emma e Dexter conhecem-se na noite em que acabam o curso. No dia seguinte, terão de seguir caminhos diferentes. Onde estarão daqui a um ano? E no ano depois desse? E em todos os anos que se seguirão? Vinte anos, duas pessoas, um DIA.

*******

Ao começar a ler este livro fui envolvida logo pela escrita sinuosa e leve de David Nicholls. Vi-me ficar presa e cercada por cada palavra e cada virar de página. Quando não o estava a ler, dava por mim a pensar constantemente no livro e a desejar chegar a casa para continuar a leitura.

O autor dá-nos a conhecer duas personagens maravilhosas e na minha opinião as personagens mais bem construídas que eu já tive oportunidade de presenciar. Emma e Dexter conhecem-se na faculdade e tornam-se amigos inseparáveis. Emma esta irremediavelmente apaixonada por Dexter, mas ambos seguem caminhos diferentes. Apesar disso a amizade entre eles não esfria e continua a estabelecer pilares cada vez mais fortes. O autor recorre a analepses e conta-nos assim a história destes dois personagens. Intercalando entre um e outro mostra-nos para onde a vida os levou e os caminhos que estes percorreram.

A história é caricata, cheia de acontecimentos hilariantes, mas também momentos extremamente comoventes. Tal como refere The Times: “Um livro simplesmente maravilhoso: inteligente, divertido, perspicaz, comovente, muitas vezes, insuportavelmente triste”.

Este é um livro que decididamente marca o leitor! Depois de terminar a leitura fui acometida de sentimentos contraditórios, de raiva, confusão, e inquietação. Com um final que irá deixar qualquer leitor boquiaberto o autor consegue com o seu livro fazer-nos pensar na nossa vida e nas atitudes que temos perante esta. O tema que o livro trata não é novo, mas é abordado de uma maneira nova e enternecedora que leva o leitor a pensar “vou fazer as coisas de maneira diferente daqui para a frente”.

Recomendo!

Nenhum comentário: