UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 21 de agosto de 2010

LIVRO: Armadilha de um Marquês


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Kat Martin

Sinopse: Um coração de aço... Um toque de seda...

Desde o momento em que Lucien Montaine, o marquês de Litchfield, encontra aquela jovem suja e maltrapilha, porém com o porte e os modos de uma rainha, escondida em sua carruagem, ele começa a lutar contra o desejo que ela lhe desperta. Embora cativado pela beleza, inteligência e coragem de Kathryn, ele se recusa a amar uma mulher que tentou enganá-lo...
Quando Kathryn força uma situação para obrigar o marquês a se casar com ela, Lucien fica ainda mais dividido entre o desejo e a decepção. Além do mais, ela insiste em se dedicar a uma atividade que ele não aprova, por se tratar de algo totalmente inadequado para uma dama. Será que aquela mulher tão meiga, e ao mesmo tempo tão determinada, conseguirá domar a fúria do marquês? Ou os encantos de Kathryn servirão apenas para fortalecer a decisão de Lucien de não se expor aos perigos de um coração apaixonado?

*******

Kathryn é uma moça nobre – filha de um conde – que, depois de ficar órfã, vê-se sob a guarda de um tio abominável que nada mais quer do que roubar sua fortuna. Para conseguir tal intento, Lorde Dunstan interna a sobrinha num hospício. Mas Kathryn consegue fugir e encontra ajuda com Lucien.

Lucien é um homem que não acredita no amor. Ele foi criado pensando que tal sentimento é uma bobagem que só conduz o homem a infeliciade. Mas assim que vê Kathryn, sente por ela uma grande atração e afinidade. Ela é educada, inteligente, bem humorada – só que gosta de esconder alguns detalhes de sua vida e manias. Isso só faz com que Lucien busque se afastar dela.

É interessante ver o modo como Lucien luta contra o amor que começa a sentir por Kathryn. Ele faz de tudo para não reconhecer esse sentimento. Ao mesmo tempo, Kathryn sente-se culpada pela armadilha que armou para ele e não se acha digna de ser amada. Além disso, há todo o desejo de Kathryn em estudar ervas e curas e anatomia. Desejo esse que não é compartilhado por Lucien.

O título em inglês é Silk and Steel e acho que revela bem os protagonistas: tanto Kathryn quanto Lucien não abrem mãos de seus sonhos, mesmo que isso possa custar a felicidade de ambos. Ao mesmo tempo, eles são carinhosos um com o outro e com Michael – o menino órfão que ajudam e acolhem.

Um livro muito lindo e que merece ser lido. Há ainda coadjuvantes maravilhosos que só engrandecem essa história.

Nenhum comentário: