UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA
Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.
Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.
Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]
(Autor: Fernando Pessoa)
Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.
Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.
Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]
(Autor: Fernando Pessoa)
sábado, 21 de agosto de 2010
LIVRO: O Despertar da Meia-Noite
Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Lara Adrian
Sinopse: Com um punhal na mão e vingança em mente, Elise Chase percorre as ruas de Boston em busca de retaliação contra os vampiros corruptos que tomaram dela tudo o que ela mais amava. Usando um extraordinário dom psíquico, ela persegue a presa, consciente de que o poder que possui a está destruindo. Elise precisa aprender a dominar essa força e, para isso, só pode recorrer a um único homem: Tegan, o mais mortal dos guerreiros...
Tegan conhece a dor da perda, e conhece a fúria, mas quando mata seus inimigos é com frieza e autocontrole...
Até que Elise pede sua ajuda numa guerra pessoal. Uma aliança profana é forjada, um elo que os ligará por sangue e juramento e os lançará num redemoinho de perigo, de desejo, e das mais sombrias paixões do coração...
*******
Adoro essa série e fiquei feliz por vê-la, finalmente, em português. A única coisa é que, pra variar, a NC resolveu começar pelo terceiro volume, não respeitando a ordem de publicação. Apesar de serem histórias que podem ser lidas de forma autônoma, há toda uma sequência e as tramas paralelas que passam de livro a livro, então é bem melhor se a ordem é respeitada. Por exemplo, esse livro apresenta o final de um ciclo começado no primeiro e já abre as portas para a trama que está sendo tratada nos livros publicados até o presente (já está no sétimo).
Elise é uma viúva que perde seu único filho para a luxúria do sangue provocada pela droga Crimson (tratado no segundo livro – Kiss of Crimson, ainda não publicado no Brasil). O cunhado dela, Sterling Chase tinha procurado a Ordem para ajudá-lo a localizar o sobrinho e foi assim que Elise e Tegan se viram pela primeira vez. Agora, sem nada a perder e buscando vingança, Elise persegue os Seguidores (escravos humanos do líder dos Corruptos) na esperança de conseguir sabotar e destruir os laboratórios da droga e, se tiver sorte, toda a organização.
Como toda Escolhida ela tem dons psíquicos, sendo o dela o poder de ouvir os pensamentos malignos dos humanos ou Seguidores ao seu redor. É um dom que a deixa muito debilitada. Uma noite, ao ser atacada por um grupo de corruptos é salva por Tegan. Ele a reconhece e se preocupa ao saber que ela está longe dos Darkhavens e da proteção da Raça. Tegan a compreende, pois sabe bem o que é perder alguém a quem se ama. Mas, exatamente por isso, ele quer se manter distante e frio. O destino, porém, os une quando Elise descobre algo muito importante e leva a Ordem para uma investigação em Berlim (onde conhecemos Andreas Reichen, herói do sexto livro).
O relacionamento entre Elise e Tegan é de resgate. Dois seres que perderam tudo reencontram um no outro o amor e segurança e a esperança para continuar vivendo. Elise traz cor e calor para a vida de Tegan. Ele traz os ensinamentos para ela controlar seu dom e devolve a ela a alegria de estar viva e se sentir útil e desejada.
O livro traz muita ação, suspense, romance e a trama é muito boa, como todos os livros dessa série. Minha maior preocupação é que a NC não colocou nada a respeito de ser o primeiro volume de uma série e estou com receio de que não publiquem os livros restantes, o que seria uma pena...
Uma última coisa… Não sei se já falei por aqui, mas sou formada em Tradução (apesar de não trabalhar nessa área, ainda). Sei o quanto é difícil e trabalhoso traduzir e revisar e respeitar o estilo do autor. Então quero deixar aqui um parágrafo que considero ter uma falha, não só de tradução, mas de revisão e de falta de se ler cuidadosamente o texto.
...
"Tegan se lembrava dessa ocasião. O "probleminha" dos Darkhaven de Berlim fora um ataque de Corruptos contra os residentes, o qual resultara em algumas mortes. Ele agira como um comando de um homem só, rastreando o celular do Corrupto pelas densas florestas de Grunewald, depois dizimando os predadores que aterrorizavam a região. Tudo isso tinha acontecido havia dois séculos".
... (pág. 78)
Juro que não leio procurando por erros, mas tem certas coisas que saltam aos olhos e me deixam passada...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário