UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

LIVRO: Amigas Inseparáveis


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Erica Spindler

Sinopse: Em 1983 três adolescentes descobriram o lado mais obscuro e perigoso do sexo. Assistindo às escondidas às experiências sadomasoquistas de um casal, acabaram por testemunhar a morte brutal de uma dama da alta sociedade. Quinze anos depois, as três ainda são inseparaveis e ainda carregam as lembranças do passado. Até que começam a receber estranhos telefonemas e velhos recortes de jornal. O assassino está de volta e dessavez mais que testemunhas elas serão protagonistas de um show de horrores.

Estava um tanto reticente ultimamente com os romances policiais da Harlequin Books. E infelizmente com o livro Amigas Inseparáveis pude confirmar mais uma vez isso (eu não aprendo). Não que o livro seja ruim, ele é bom sim! Tem um estilo dinâmico e ágil de se ler, com um enredo e alguns temas que te prendem a atenção, mas o seu desfecho...

Bom, vamos para o começo:

A primeira parte do livro a autora Erica Spindler retrata a vida familiar das três amigas inseparáveis: Raven, Julie e Andie. Mas a história não é nada harmoniosa... Raven, é uma adolescente totalmente perturbada por um pai que maltrava a mãe e que um dia acaba matando-a na sua própria frente. Julie tinha uma vida um pouco similar. Seu pai um homem totalmente desiquilibrado, acusa sempre a filha de ser uma pecadora, imoral, totalmente desprovidada de comportamentos éticos. Sofria várias agressões físicas, deixando cicatrizes profundas, afetando seriamente seu comportamento psíquico. E tem a Andie, que no meio disso tudo é a única que tem uma vida 'normal', excetuando somente na separação de seus pais, que a autora analisou descritivamente muito bem o que se pode acontecer na cabeça de uma adolescente.

Com toda essa desestrutura emocional, as amigas se tornam inseparáveis, tentando juntas amenizar suas dores e angústias.

Mas tudo muda, quando por mera curiosidade, as amigas presenciam um casal de amantes em um cruel jogo de sexo sadomasoquista. Logo, a situação foge do controle quando descobrem que a mulher misteriosa fora assassinada...

As meninas acabam sendo o foco central da trama. E devido aos acontecimentos e das repercussões ocasionadas pela pequena cidade onde moram, elas acabam sendo separadas por muitos anos umas das outras.

Na segunda parte, passado quinze anos, as amigas estão juntas novamente, cada uma seguindo suas respectivas profissões. Mas, o mundo revira mais uma vez quando o homem misterioso aparece na vida das três amigas. E agora elas definitivamente terão que acertar as contas com o passado, se quiserem preservar a amizade e suas vidas.

O livro é realmente repleto de minucias e situações que te prendem a leitura. Além das dificuldades familiares, mesmo trágicas, a autora explora as suas consequências... Um exemplo disso são os distúrbios sexuais que a autora retrata em alguns personagens na história. Erica Spindler nos chama a atenção para esse tema, focando a prática de maus tratos físicos e/ou morais infligidos ao parceiro sexual e a si mesmo - o sadomasoquismo.

Agora, sinceramente me desagradou o livro ser previsível. Como gênero policial esperava muito mais, principalmente em seu desfecho. Antes de ler o livro, ví alguns comentários sobre o mesmo nos fóruns, especificando um final surpreendente. Talvez justamente por ter tido conhecimento disso, acabei facilmente descobrindo o 'misterioso' assassino :(

Mas, tudo bem, é um ótimo livro, recomendo!

Nenhum comentário: