UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Adotarei o Amor!

Adotarei o amor por companheiro
e o escutarei cantando,
e o beberei como vinho,e o usarei como vestimenta.

Na aurora, o amor me acordará e me
conduzirá aos prados distantes.

Ao meio dia, conduzir-me-á à sombra das árvores
onde me protegerei do sol como os pássaros.

Ao entardecer conduzir-me-á ao poente,
onde ouvirei a melodia da natureza despedindo-se
da luz, e contemplarei as sombras da
quietude adejando no espaço.

À noite, o amor abraçar-me-á, e sonharei com os
mundos superiores onde moram as
almas dos enamorados e dos poetas.

Na primavera, andarei com o amor, lado a lado,
e cantaremos juntos entre as colinas;
e seguiremos as pegadas da vida,
que são as violetas e as margaridas;
e beberemos a água da chuva, acumulada
nos poços,em taças feitas de narciso e lírios.

No verão, deitar-me-ei ao lado do amor sobre
camas feitas com feixes de espigas,
tendo o firmamento por cobertor e
a lua e as estrelas por companheiras.

No outono, irei com o amor aos vinhedos e nos
sentaremos no lagar, e contemplaremos as
árvores se despindo das suas vestimentas
douradas e os bandos de aves migratórias
voando para as costas do mar.

No inverno, sentar-me-ei com o amor diante da
lareira e conversaremos sobre os acontecimentos
dos séculos e os anais das nações e povos.

O amor será meu tutor na juventude,
meu apoio na maturidade,
e meu consolo na velhice.
O amor permanecerá comigo até o fim da vida,
até que a morte chegue, e a mão de
Deus nos reuna de novo.

(Autor: Gibran Kalil Gibran)

Nenhum comentário: