UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 3 de outubro de 2009

LIVRO: Marido e Mulher


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Tony Parsons

Marido e Mulher é a sequência bem sucedida do também ótimo Pai e Filho. No primeiro livro, Harry tem uma vida pessoal e profissional afortunada. Uma bela mulher, um filho maravilhoso e um emprego rentável. Tudo muda quando Harry tem uma noitada de sexo casual com uma ruiva sexy que ele conhece em seu trabalho. A conseqüência do ato é o esfacelamento de seu aparentemente sólido casamento. A partir de então, principalmente, com a aproximação da convivência com Pat, seu filho, Harry aprende o significado da vida e do amor.

Em Marido e Mulher, Parsons retoma, com generosas pinceladas de humor e de passagens comoventes, as aventuras em família de Harry. Nessa sequência, Harry continua a lidar com as demandas nem sempre fáceis da vida de casado. Agora se inclui em sua vida a esposa, Cyd (seu novo casamento) e sua enteada Peggy. Novamente, a tentação (seu nome, dessa vez, é Kazumi) se interpõe no caminho do casamento de Harry. Harry cairá na tentação outra vez? Ou preferirá seguir o exemplo feliz de seus pais, isto é, encontrar motivos para se apaixonar todos os dias pela pessoa com a qual decidiu compartilhar os melhores e os piores momentos da vida?

O livro é ótimo e deixa uma sensação de bem-estar ao virar de cada página. Aquele tipo de sensação feliz por reconhecer o valor que Harry, mesmo errando e querendo muito acertar, confere à família. O autor revela com acuidade uma contextura familiar muito comum hoje em dia: a da família mesclada, isto é, uma espécie de família com tudo dentro : pais, mães, filhos, enteados, padrastos, madrastas, cachorro, gato, papagaio, e etc...

Ao término da leitura, o que fica é o sentido de que nossas escolhas definem o que somos. A vida humana caminha por intermédio de tomadas de decisão que nos fazem avançar ou regredir. Nossas escolhas indicam a maneira como queremos observar nossa realidade mais adiante. Viver é ter de recorrer sempre a uma visão de longo alcance. Mirar sempre no 100%, seja no amor, na alegria e na dor.

Os dois livros da série escrita por Tony Parsons remetem a tais reflexões. Não que encerrem proposições filosóficas densas. Nada disso. O livro trata do cotidiano. Tece fatos originários da mais pura matéria-prima humana. Numa época em que as ilhas das livrarias são invadidas por livros que prometem a revelação de segredos panaicéicos e milagreiros, Marido e Mulher, aponta, com desprendimento, que para ser feliz não existem segredos. Basta viver e ter bom ânimo.

De leitura agradável e bem humorada, o livro me manteve atenta a cada linha, a cada ação deflagrada. Uma boa recomendação de leitura.

Nenhum comentário: