UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 11 de outubro de 2009

LIVRO: Girls Who Gossip – As Patricinhas Contra-Atacam


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Theresa Alan

Sinopse: Rir, beber, chorar, comprar, amar, sofrer, azarar, sonhar, sorrir, namorar, viver, dar a volta por cima e depois... começar de novo! A autora falando sobre o livro: "Estou prestes a descobrir exatamente quais são os problemas (e não serão poucos nem simples) que uma herdeira de 20 aninhos tem neste mundo doido. Mas lembre-se: seja lá o que eu descobrir, é confidencial - ao menos até você começar a ler a minha história..."
Com as obras de Theresa Alan, no entanto, não há com o que se preocupar: "Girls Who Gossip", romance original e muito bem-humorado, é uma leitura impossível de largar.

********

"Amo ficção. É divertido viver a vida de outras pessoas por algumas horas".

Pelo título, tanto o inglês quanto seu complemento em português, há que se pensar que a história desse livro é hilária. Não é! Há pouca fofoca por parte das garotas e o contra-ataque fica por conta da vingança da filha rejeitada pelo pai.

Classifico mais como drama. A garota protagonista, Helaina, mora em Nova York, onde estuda cinema, e começa a contar sua história quando está voltando para casa em Denver, dois meses após a morte por acidente de carro de sua mãe. Lá não encontra o lar que procura. Seu pai - multimilionário e amante de carros luxuosos - está de caso com sua tia – uma atriz fracassada e alcoólatra - , relacionamento esse que começou quando sua mãe ainda estava viva e embaixo de seu próprio teto. Helaina não se entende com a tia, não tem atenção de seu pai e se afunda na depressão por não superar a perda da mãe. Só pensa em sair com as amigas e afogar suas mágoas na bebida, até que conhece Owen – poeta – e o amor deste lhe promove a recuperação.

Pois bem, durante a história há muitas lembranças de mãe e filha ainda criança, confissões escritas pela mãe em um diário, total falta de contato familiar com o pai e outras coisas que me fez chorar.

É verdade que ri um pouco também, nem tudo é choro na história, mas as partes engraçadas não são suficientes para mudar a classificação do livro.

Gostei da história sim, mas não me sinto confortável para recomendá-lo. Não é o tipo de leitura que agrade todo mundo. Acho que é preciso um determinado estado de espírito para apreciar esse livro. Por sorte, eu estava num momento confortável para curti-lo.

Frase engraçada, ou quase:

"- Na verdade, penso em arrumar um emprego escrevendo as orelhas e a quarta capa dos livros quando eu me formar. Sabe, aqueles textos que prometem um livro hilário, superemocionante, uma aventura cheia de ação e recheado de romantismo. Em poucas palavras, mentiras. Só Deus sabe o quanto de experiência nisso adquiri aqui."

Frase dramática:

"Ficar feliz dá trabalho demais. É mais fácil ficar triste mesmo. Não tenho que fazer nada para sentir tristeza. Ela vem naturalmente."

O primeiro beijo, por Owen:

"- O beijo da Helaina é uma mistura perfeita de delicadeza e paixão que tira o fôlego. Como um morango cuja doçura te pega de surpresa ou aquela hora em que você poe óleo numa panela quente e ele chamusca e produz estourinhos agradavelmente prazerosos."

Nenhum comentário: