UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 11 de outubro de 2009

LIVRO: A Paixão


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Jeanette Winterson

Sinopse: Em A PAIXÃO, Jeanette Winterson nos transporta aos turbulentos anos das Guerras Napoleônicas, entrelaçando o destino de dois personagens memoráveis: henri, um humilde soldado francês que segue o Imperador desde a glória até a ruína nos gélidos campos da rússia; e Villanelle, filha de um gondoleiro veneziano, uma bela jovem ruiva com uma deformidade incomum nos pés, que renunciou ao amor depois que o marido a perdeu em uma aposta.

*********

A paixão é uma emoção de ampliação quase patológica do amor. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.
Este conceito do sentimento chamado paixão foi retirado do Wikipedia, e exemplica muito bem a paixão de Henri por Villanelle. Henri, rapaz criado por uma mãe beata e pelo padre do Vilarejo, era extremamente pacífico e amoroso. Entrou para o exército de Napoleão por admirá-lo, amá-lo, e ao ser confrontado com os horrores dos campos gelados da Rússia, decepciona-se com Napoleão e deserta. Henri foge do exército napoleônico acompanhado por Villanelle, mulher que se travestia de homem, de paixões mundanas, que casou-se por sofrer uma decepção amorosa com uma mulher. Durante esta fuga Henri se apaixona por Villanelle, e essa paixão só traz dor para ele. Esta dor é causada pela vida mundana dela e seu passado complicado envolvido com o submundo de Veneza.

Gosto de finais felizes, e este não é o caso deste livro. A mensagem, que fica é que a paixão machuca, desvirtua nossa personalidade, nos faz fazer coisas que nos transformam naquilo que não gostaríamos de ser pelo outro. Fiquei frustrada, pois, espero sempre que apesar de tudo a paixão se transforme em amor e vença as intempéries.
O que destaco destaco de positivo deste livro é a descrição de Veneza no século XIX.

Nenhum comentário: