UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

LIVRO: A Troca


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Sandra Brown

Sinopse: "As gêmeas Gillian e Melina Loyd costumavam trocar de identidade quando crianças. Esta, contudo, será a primeira vez, depois de adultas, que consideram a possibilidade de repetir a travessura infantil. Melina, a jovem de temperamento impetuoso, propõe que a circunspecta irmã assuma seu lugar por uma noite como assessora de imprensa e acompanhante do astronauta da NASA e herói nacional, coronel Christopher Hart. Ele receberá um prêmio nacional em Dallas. Gillian não parece convencida a fazer a troca pois está preocupada em saber se a inseminação artificial a que se submeteu naquele dia será bem-sucedida. A proposta, no entanto, visava justamente diminuir sua ansiedade. Além disso, considerava que aquele tipo de brincadeira poderia ter conseqüências inesperadas. A Troca, da best-seller Sandra Brown, parte do clássico argumento das irmãs gêmeas para levar ao leitor um mistério intrincado, pontuado de surpresas.

A noite com Hart revela-se muito menos entediante do que supunha e acaba sendo um divertimento. Tarimbado em lidar com os jornalistas, o coronel Hart, conhecido como Chefe, devido às suas raízes indígenas, é um cliente fácil para a acompanhante. Na manhã seguinte, entretanto, a polícia bate à porta de Melina com a pior das notícias: sua irmã fora brutalmente assassinada enquanto dormia. E, nas paredes do quarto, escritas em sangue, foram encontradas obscenidades dirigidas a Gillian e insultos contra os índios americanos.

O FBI se envolve no caso, enquanto Melina e Hart decidem investigar por conta própria. Desconfiados até das autoridades que deveriam protegê-los, em fuga e com a vida em perigo, os dois seguem uma pista que os conduz às tentativas de Gillian de conceber um filho e às portas de um retiro sagrado, onde um megalomaníaco executa planos apavorantes e espera impaciente pela chegada de Melina. Eles descobrem evidências da participação no crime de Irmão Gabriel, líder carismático de uma estranha seita, mergulhada num projeto assustador chamado de O Programa.

Estará o Programa envolvido na criação de bebês pela engenharia genética? A Troca, desafiando todas as previsões, revela o laço poderoso e quase místico entre gêmeos – um laço que transpõe as fronteiras da morte e que compele uma mulher a fazer o impossível para vingar a irmã. Sandra Brown prova ao leitor brasileiro por que é um best-seller inquestionável."

*******

Ação do começo ao fim! É isso que se pode esperar dessa obra eletrizante de Sandra Brown. A autora escreve uma trama envolvente. Gillian é assassinada depois de um encontro com o Coronel Hart, onde se passou por sua irmã gêmea. A gêmea, Melina, fica inconsolável e não se conforma com os rumos da investigação policial. Um detalhe secreto (aliás, quase tudo nesse livro é secreto) une Melina e o Coronel numa perseguição a criminosos muito maiores do que se podia imaginar no início da leitura. E tudo mais seria spoiler. Por isso, uma curta resenha para dizer que o livro é ótimo.

Adorei o mote da troca de identidades, gêmeos em geral rendem boas histórias. E há pitadas de ficção científica, fanatismo religioso, suspense e romance. O Coronel Hart é descendente de índios, lindo, charmoso e irresistível. Melina e ele estão atraídos, mas, a vontade de esclarecer a morte de Gillian interfere na relação. A leitura é rápida porque a todo momento acontecem reviravoltas e a história se revela imprevisível. Eu fiquei agradavelmente surpresa com o suspense, mantido até o final.

Nenhum comentário: