UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

LIVRO: Um Dia


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:David Nicholls

Sinopse: "Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que, no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida."

*******

Em e Dex, Dex e Em. Uma dupla invencível que se formou na faculdade e continua por longos vinte anos. Todos os capítulos focam o dia 15 de julho de cada ano, no que cada dos personagens está vivendo. Conforme os anos passam, Emma e Dexter guardam grandes surpresas para os leitores. Emma é bonita, inteligente, um tanto tímida, fácil de imaginá-la e querer ser sua amiga. Dexter é o galã boa-vida, eterno moleque, figurinha fácil em qualquer roda de amigos. Essa parceria improvável rende uma leitura sensacional. O autor descreve com maestria o crescimento dos adolescentes até serem adultos, e como o tempo é determinante para a transformação pessoal e dos relacionamentos. Dias felizes, dias tristes, cada 15 de julho traz os personagens diferentes. Erros, acertos, momentos vividos, oportunidades perdidas e a sensibilidade para entender que nem todo sonho de adolescência será realidade no futuro. Quase não percebi que Dex e Em ficaram adultos tão depressa.

Gostaria de escrever uma resenha tocante, emocionante, profunda, como é o livro. Contar o que gostei, debater o que não gostei. Mas, não posso. Não quero estragar as expectativas das futuras leitoras. Desde que o livro foi publicado, tornou-se "O" objeto do meu desejo. Uma vez com ele em minhas mãos, não pude parar de ler até que estivesse completamente imersa no universo do autor. Mergulhei nos capítulos, absorvendo os acontecimentos e as surpresas, ansiando sempre pelo próximo ano. No fim, desejei que jamais tivesse terminado. Agora, sinto saudades de Emma e Dexter. Aliso a linda capa e penso nos meus trechos favoritos. E digo apenas: não é nada do que eu esperava. É mais. É um clássico moderno, escrito com atualidade e frescor.


"Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável."

Charles Dickens, Grandes Esperanças

Nenhum comentário: