UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

LIVRO: Cheio de Charme


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Marian Keyes

Sinopse: Todo mundo se lembra de onde estava quando ouviu a notícia de que Paddy de Courcy ia se casar. Entretanto, para quatro mulheres em particular, a grande novidade sobre o carismático político é especialmente importante. A consultora de estilo Lola Daly tem todos os motivos do mundo para querer saber quem é a pessoa com quem Paddy vai se casar - afinal, mesmo sendo a namorada do cara, ela não é, definitivamente, a noiva. De coração partido, Lola foge da cidade e vai para uma cabana no litoral. Será que o retiro se provará tão idílico quanto ela imagina? Não se a jornalista Grace puder fazer alguma coisa. Ela quer uma versão bem íntima do noivado do De Courcy e acha que Lola tem a chave desse segredo. Grace conheceu Paddy há muito tempo. Mas por que será que ela não consegue esquecer o sujeito? A irmã de Grace, Marnie, pode ter a resposta. O problema é que ela também tem pendências a resolver com o passado. Seu querido e adorado marido e suas lindas filhas são maravilhosos, mesmo assim eles não conseguem afastar a lembrança daquele primeiro amor - ele mesmo - Paddy de Courcy. Do que Marnie precisa para levar sua vida adiante? E o que dizer sobre a futura Sra. De Courcy? Alicia fará qualquer coisa pelo noivo e está determinada a ser a primeira-dama perfeita. Mas será que ela conhece o verdadeiro Paddy? Quatro mulheres diferentes. Um homem terrivelmente sedutor. E o segredo sombrio que conecta a todos.

*******

Ótima romancista, porém Marian Keyes exagerou nas suas descrições e seus relatos ficaram exageradamente longos na totalidade de suas 784 páginas.

Primeiro achei um exagero o personagem masculino ser tão absurdamente bonito que não exista mulher no livro que não se apaixone loucamente por ele. O segundo ponto que me incomodou muito foi o pouco amor próprio que essas personagens femininas têm por si mesmas. E, em terceiro, a falta de punição para a violência praticada contra a mulher me deixou muito brava. Tá, eu sei bem que é apenas uma ficção e já cansei de ler livros com temas parecidos, mas não fiquei confortável lendo páginas e mais páginas com essas descrições. Como disse lá no começo, foi um exagero.

Quando a personagem Lola, namorada chutada por Paddy, foge para uma cidadezinha da Irlanda, tem mais coisas que se não estivessem lá não fariam a mínima falta para a trama. Lola passou dias indo a um pub comer, em outro beber, em outro ainda para assistir seriados e num supermercado comprar DVDs, porém todas as vezes que ela fazia isso – e não foram poucas as vezes – as descrições eram as mesmas. Desnecessário e cansativo. E o caso que ela teve com um surfista não levou a lugar algum. O bom da parte dela foi o clube de cross-dresser que - sem querer – ela organizou. Isso foi engraçado.

Marnie, com o cérebro encharcado na bebida, também foi a responsável por inúmeras páginas desagradáveis de se ler e, Alicia só estava na história para servir de noiva mesmo. Tem também um monte de personagem que apareceu e desapareceu na história como um passe de mágica.

A jornalista Grace foi maravilhosa. Não que a história dela seja lá essas coisas, mas pelo menos ela é batalhadora e inteligente.

Nenhum comentário: