UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

LIVRO: Liberdade


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Jonathan Franzen

Sinopse: A história de Liberdade gira ao redor de um trio de protagonistas. Walter e Patty Berglund formam, junto com os filhos adolescentes Joey e Jessica, uma típica família norte-americana liberal de classe média. Richard Katz é um roqueiro descolado que tenta fugir da fama que tanto buscava no passado. Os três se conhecem no final dos anos 1970, na Universidade de Minnesota, e a partir daí suas vidas se entrelaçam numa complexa relação de amizade, paixão, lealdade e traições que culminará com uma série de conflitos decisivos na primeira década do novo milênio, época em que o conceito de liberdade parece tão onipresente quanto fugidio.

*******

Levei mais tempo do que queria para ler esse livro. A história é maravilhosa e muito intensa... e muito longa também. Páginas demais, descrições detalhadas e sem necessidade, aquele fatídico 11 de Setembro sempre sendo citado... enfim, cansou!

Liberdade tem 605 páginas e foi lançado pela Companhia das Letras. Eu estava sem livro e, movida pela sinopse, emprestei Liberdade para ler. No livro, há ótimos momentos em que parar de ler é impossível, mas também tem momentos em que é preciso lançar mão de muita paciência até que a leitura flua bem novamente.

Os personagens sem dúvida são apaixonantes. O triângulo Walter, Patty e Richard e, ainda, Joey, Connie e mais outros tantos personagens são inesquecíveis e impressionáveis em suas complexidades.

O enredo de Liberdade é maravilhoso. Ele fala da luta de seus muitos personagens em busca de seus sonhos, valores e desejos. Alguns chegam lá e seguem felizes, outros continuarão sempre à procura e tropeçando nos percalços da vida, mas sem dúvida que fiquei muito feliz com a oportunidade de ler esse livro.

Nenhum comentário: