UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

LIVRO: A Moça do Vestido Azul


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Gaynor Arnold

Sinopse: Em seus últimos dias de vida, Catherine, a esposa rejeitada do escritor britânico Charles Dickens, entregou à filha Kate uma coleção de cartas que recebeu do marido quando ainda eram namorados, em troca de um simples favor: que as correspondências fossem doadas ao Museu Britânico, “para que o mundo saiba que um dia ele a amou”. A vulnerabilidade e a mágoa por trás desta declaração inspiraram a escritora Gaynor Arnold a escrever um romance baseado nessa desconhecida relação.

Em A Moça do Vestido Azul, a jovem Dorothea se apaixona perdidamente pelo brilhante e charmoso escritor Alfred Gibson, e, mesmo sem total aprovação da família, eles logo se casam. Os primeiros meses de união são dificeis, marcados por dificuldades financeiras e uma gravidez inesperada. Ao longo dos anos, porém, a carreira de Alfred prospera, ele se torna famoso e começa a fazer fortuna. Ofuscada pelo brilho e magnetismo do marido, que é adorado pelo público e pela crítica, e obcecado por notoriedade, Dorothea se transforma em uma mulher ciumenta e ressentida.

Finalista do Man Booker Prize e do Orange Prize, A Moça do Vestido Azul mostra o lado mais sombrio de um dos mais amados escritores ingleses, sob o ponto de vista da mulher que existiu por trás desse homem.

*******

A Moça do Vestido Azul é um livro que começamos a ler já sabendo que ele terá um final muito triste. Afinal, ele foi baseado na história do casamento de do autor inglês Charles Dickens e sua esposa Catherine, e este casamento foi marcado por humilhações, traições maritais, ciúmes e ressentimentos, culminando com a separação do casal.

Mas, em A Moça do Vestido Azul a autora Gaynor Arnold recria magistralmente o casamento conturbado de Dickens, através dos personagens Dorothea e Alfred Gibson. Alfred, quando ainda é um jovem autor desconhecido apaixona-se perdidamente por Dodô, uma moça muito bonita, rica e cheia de mimos. Os dois vivem o encantamento dos primeiros meses de casados, mas, enquanto a carreira de Alfred começa a decolar, Dodô se vê a volta com o nascimento dos filhos, e com isso os dois vão tomando caminhos diferentes, e a incompatibilidade de gênios vai se tornando cada vez mais evidente.

Ao acompanhar a história de Alfred e Dorothea, eu tive a sensação que estava lendo, vários pós-finais de livrinhos tão românticos que já li. Aqueles mocinhos, que são lindos, arrogantes, que amam a mocinha, mas, sabem o que é melhor pra ela. A mocinha extremamente bela, delicada e que idolatra o mocinho. Ao final rendem-se ao amor, se casam e serão felizes para sempre. Pois é, neste livro senti o tempo todo que se vários livros tivessem uma continuação seriam bem parecidos com o casamento de Alfred e Dorothea.

Nenhum comentário: