UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

LIVRO: Eu, Mona Lisa


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Jeanne Kalogridis


Mais de uma década depois do assassinato de um mecenas da tradicional família Medici, a cidade de Florença cai sob a influência de um monge fanático, que destrói peças de arte e manda homens para a morte.


Sinopse: Meu nome é Lisa di Antonio Gherardini, embora os conhecidos me chamem simplesmente de Madona Lisa, e as pessoas do povo, de Mona Lisa.

Minha imagem foi gravada e pigmentos escavados da terra ou triturados de pedras semipreciosas e aplicados com pincéis feitos de penas de pássaros e do pêlo sedoso de animais. Eu vi a pintura. Ela não se parece comigo.

Olho fixamente para ela e, em vez de meu rosto, vejo os rostos de minha mãe e meu pai. Escuro, e é a voz deles, e testemunho, repetidamente, o crime que os uniu; o crime que os uniu a mim. Pois minha história não começa com meu nascimento, mas com um assassinato cometido no ano que o precedeu...

*******

Abril, 1478. Giuliano de' Medici, irmão de Lorenzo, o Magnífico, chefe da mais poderosa família florentina, é brutalmente assassinado. A cidade se abala e, por toda parte, artistas renomados, como Michelangelo, lamentam a perda.

Dez anos mais tarde, o monge Savanarola inicia sua fervorosa pregação contra os princípios que regem Florença: o prazer na decadência e na destruição, a audácia na transgressão. E queima pinturas, livros e esculturas com a mesma facilidade com que manda homens para a morte.

É em meio a esse turbulento cenário que a jovem Lisa Gherardini, então com 12 anos, ouve a história do assassinato de Giuliano de' Medici, sem ter consciência de que é a chave para seu passado e seu futuro. Atraída para o círculo íntimo da família por sua paixão pelas artes, Lisa apaixona-se pelo sobrinho de Giuliano.

Mas, quando são obrigados a se separar, Lisa encontra apoio no protegido mais brilhante da família: Leonardo da Vinci. Nasce um romance empolgante de notas dissonantes: amor, e orgulho, ódio e assassinato.

Eu, Mona Lisa é uma intricada história de traição e perda, que apresenta explicações – tão evidentes como notáveis – para os mistérios que envolvem o famoso retrato de Da Vinci.

Demorei bastante na leitura deste livro, pois, a primeira parte do livro achei extremamente tediosa. E parava dias a leitura até retomá-la até onde eu aguentava ler. Mas como este livro estava em minha lista de desejos há anos, e gastei uma grana pra comprá-lo, persisti na leitura e fui surpreendida com a segunda parte. Simplesmente parecia outro livro e essa segunda parte vale por todo o livro. Então recomendo que tenham paciência aqueles que como eu não gosta de um livro com uma narrativa muito descritiva.

Então, Jeanne Kalogridis, criou um romance a partir de fatos históricos, e nos apresenta a sua versão para a pintura de Mona Lisa. Mona Lisa é a obra mais conhecida e notável de Leonardo da Vinci, e encontra-se exposta no Museu do Louvre em Paris.

Neste romance acompanhamos a vida de Lisa Gherardini, desde antes de seu nascimento, e este nascimento foi em meio a traições, conspirações e assassinato. Como disse, a trama toma fôlego quando Lisa aos 12 anos descobre as circunstâncias do seu nascimento, e também acaba se envolvendo com a poderosa família Medici.

A vida de Lisa a partir dos seus 12 anos sofre inúmeras reviravoltas, e ela passa a fazer parte de uma rede de intrigas, fanatismo, mortes e muita dor. Lisa uma moça que apenas queria viver com seu amado Giuliano, se vê envolvida em tramas políticas da medieval Florença, e terá que lutar pela vida daqueles que ela ama.

Em meio a tanto sofrimento Lisa, tem seu retrato pintado por Leonardo da Vinci, protegido dos Medici, e aí ao final descobrimos o porquê de Mona Lisa nos oferecer aquele sorriso introspectivo. É um romance bem fundamentado historicamente e a trama que a autora tece que culmina na pintura do quadro de Lisa é extremamente criativa e vale a pena ser lida.

Nenhum comentário: