UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

LIVRO: Quarto


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Emma Donoghue

Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.

O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

*******

É muito difícil expressar o quanto a história de Quarto é linda e comovente!

Vou emprestar o que Michael Cunningham, autor de As horas e ao anoitecer, disse sobre o livro e talvez assim, quem ainda não leu, possa ter uma ideia do que é a leitura dessa história:

“ Quarto é a mais rara das entidades: uma obra de arte inteiramente original. É com a intenção de fazer o supremo elogio possível que afirmo ser incapaz de compará-lo a qualquer outro livro. Basta dizer que ele é potente, sombriamente belo e revelador. ”

E ainda acrescento cativante. Talvez a palavra não seja tão forte, mas fiquei tão cativa do livro que tinha até pena de terminá-lo e ficar sem Jack. Como mãe e filha que sou, me aprisionei a Jack, queria cuidar dele.

Também vale dizer emocionante. Cada descoberta de Jack é uma emoção gigante. Me torturei lendo o livro no trabalho, porque ficava com a garganta apertada de vontade de chorar, disfarçando os olhos lacrimosos para ninguém perceber.

Já imaginou ser aprisionada sete anos de sua vida em um pequeno quarto sem nenhum contato com o mundo exterior, a não ser uma pequenina visão do céu através de uma clarabóia? Não dá pra imaginar, né? Mas isso aconteceu com a mãe de Jack e foi nesse quarto que ele nasceu e viveu seus 5 anos de vida.

É Jack quem nos conta essa história. É sua voz que sensibiliza essa história, quando conta como era sua vida nesse quarto e também depois dele. O mundo de fora, tudo que é bom e tudo que é ruim e como assusta!

Eu nunca tinha lido uma história contada por uma criança. Ainda mais uma história com esse tema dramático, mas foi a melhor experiência que tive depois de tantos anos sendo amante da literatura. Foi considerado o melhor livro do ano pelo New York Times e pelo Independent. Também foi finalista do Man Booker Prize.

Recomendo!

Nenhum comentário: