UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 28 de fevereiro de 2010

LIVRO: A Vizinha


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Barbara Delinsky

Sinopse: Numa encantadora rua sem saída, numa próspera comunidade no entorno de Connecticut, três casais, vivendo uma sólida relação, descobrem sua antiga harmonia desfeita quando uma jovem e adorável vizinha, viúva há um ano e aparentemente descomprometida, aparece grávida. Quem é o pai? Será um dos três maridos? Em A Vizinha, Barbara Delinsky, presença constante na lista de bestsellers do mundo inteiro, apresente seu mais fascinante romance até hoje. É uma história que mescla confiança, ciúme e a luta para manter vivo o amor.
Um a um, os casais se retraem, fazendo uma avaliação de seus relacionamentos e das lealdades que eram consideradas eternas. Em casa caso, essa análise revela uma fraqueza, e para cada esposa a situação se transforma num tipo de crise que força a tomar uma decisão, que pode resultar no fortalecimento ou na dissolução do casamento. Repleto de suspense, surpresas e reviravoltas, além das agudas percepções sobre a mente e o coração de seus personagens que valeram a Barbara Delinsky uma enorme legião de fãs, A Vizinha é um hábil retrato sobre o cotidiano da vida a dois.

*******

Leitura envolvente e instigante, Barbara Delinsky escreveu esse livro para as mulheres do nosso tempo. Divididas entre carreira e maternidade, as mulheres precisam harmonizar suas vidas e pensar nos seus desejos reais. A história envereda pela mente dos personagens, explorando profundamente os relacionamentos em três casamentos diferentes, e os segredos que existem na privacidade do lar.

Na realidade, o resumo não diz muito da história. O casal central é formado por Amanda e Graham. Ele vem de uma família enorme, muitos irmãos, muitos sobrinhos, e já foi casado uma vez. Ela, uma mulher de 32 anos, psicóloga em uma escola muito movimentada, filha única de família complicada. Os dois estão casados há alguns anos, e desde o início tentam a gravidez, sem sucesso. Embora não sejam detectados problemas físicos, a concepção não acontece, mesmo com as técnicas de fertilização. O casamento já começa a se deteriorar pelas sucessivas decepções, e, principalmente, pela dificuldade dos dois em lidarem com a pressão externa e com as suas próprias angústias. O casal está em crise e parece ser o final do relacionamento.

Como casais secundários, estão Lee e Karen, e Russ e Geórgia. Ambos com muitos filhos pequenos e casamentos longos. Lee e Karen enfrentam problemas de fidelidade. Russ e Geórgia tem a carreira da mulher como fator de tensão. Todos os casais moram num bairro com quatro casas, onde todos se conhecem, e sabem tudo da vida dos vizinhos.

Por tanta convivência, os vizinhos se chocam quando descobrem que, na última casa do bairro, a viúva Gretchen está em adiantado estado de gravidez. Quem poderia ser o pai, se ela está viúva já há algum tempo e vive reclusa? As três esposas discutem várias idéias, em certos casos, maldosas, e envolvem seus próprios maridos em relatos fantasiosos de traição. Gretchen se torna o assunto das fofocas da pequena vila, trazendo à tona revelações inesperadas.

Em mais um livro sobre relações humanas, Barbara Delinsky nos incentiva a refletir sobre o poder destrutivo dos boatos e do preconceito. Julgar antecipadamente pode ser um erro terrível. E, mais importante ainda, mostra como os relacionamentos exigem dedicação e cuidado. E nos lembra que o amor pode superar barreiras e vencer o impossível.

Nenhum comentário: