UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

LIVRO: Alguém para Amar


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Judith McNaught

Sinopse: Em Alguém para Amar, Judith McNaught descreve com impressionante vigor e emoção o romance entre uma condessa, Elizabeth Cameron, e um homem de origem misteriosa, Ian Thornton.
Elizabeth foi criada longe dos salões londrinos e não sabia que ligações afetivas e financeiras freqüentemente se entrelaçam em sutis arranjos de interesses. Era ingênua demais para suspeitar do comportamento de Ian, um homem atraente e perigosamente hábil nos jogos sociais. Mas dessa união nasce um amor permeado de intrigas, escândalos e irrefreável sensualidade.

*******

Não posso negar que eu sou fã incondicional de romances históricos. Nem que, para mim, um livro com final feliz é perfeito. E não posso negar que amo as histórias em que os personagens principais são interessantes, engraçados, intrigantes... Com todos esses meus gostos, digamos, diferentes, os livros da Judith são sempre especiais para mim!

E Alguém para Amar se mostrou um dos mais especiais, porque foi escrito de maneira primorosa. As descrições da sociedade inglesa do período, dos castelos, das relações entre as classes, e da minha querida, e ainda desconhecida, escócia, são muito bem feitas. O que dizer, então, dos personagens? Elizabeth Cameron é muito divertida, apronta muito. Uma moça guerreira, profundamente apaixonada e orgulhosa, mas não esse orgulho bobo, mas um que dá aquela vontade de proteger. E o Ian? Um herói. Super inteligente. Lindo... poderoso, e mais importante de tudo, escocês.

A forma como a trama é desenvolvida, os encontros e desencontros desse casal, os personagens secundários, cujo caráter e personalidade são tão bem delineados, tornam esse romance (se fosse possível classificar, diria, que é um romance tipo Sessão da Tarde) uma boa pedida para as férias.

A história é muito interessante, tem um desenrolar diferente, bem encadeado, os personagens são cativantes, ou seja, com todos os ingredientes para garantir bons momentos junto ao seu exemplar. Claro, e desde logo aviso, não tenha grandes expectativas, é um livro para curtir, entretém, deixa aquela vontade de sonhar e viajar nas suas páginas, mas é só! E sinceramente, de vez em quando precisamos desses momentos calmos, de leitura simples, para o prazer e o descanso das atribulações do dia a dia!

Segue um trechinho que acho maravilhoso:

"—Escute com atenção, meu querido, pois vou lhe dar um aviso bem claro de que não permitirei que faça isso conosco. Você me deu seu amor, e eu não vou deixar que o tome de volta. Por mais que você tente, mais força eu terei para lutar. Vou assombrar seus sonhos à noite, exatamente como você fez com os meus, todas as noites em ficamos separados. Vai permanecer longas horas acordado, desejando-me ao seu lado e sabendo que eu também estarei ansiando. E quando não puder mais suportar – prometeu, dolorosamente – , então voltará para mim, e eu estarei à sua espera. Vou chorar em seus braços e lhe dizer o quanto lamento todo o mal que lhe causei, e você me ajudará a encontrar uma maneira de perdoar a mim mesma..."

Maravilhoso!

Nenhum comentário: