UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 29 de junho de 2009

LIVRO: Honra acima de tudo


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Eileen Goudge

Sinopse: Este novo romance de Eileen Goudge apresenta duas mulheres extraordinárias, ligadas pelo passado, cada uma vivendo sua própria encruzilhada: a luta entre o peso da consciência e um segundo amor que ronda suas vidas. Grace é uma escritora que faz parte de uma tradicional família do sul dos EUA, filha de um poderoso senador pelo estado de Nova York. Nola, por outro lado, tem origem humilde: nasceu em uma família afrodescendente e se criou em bairros pobres de Washington, determinada a alcançar sucesso em sua carreira de arquitetura. Mas um terrível segredo une essa relação e domina suas vidas. Elas descobrem que a confiança é uma aposta perigosa, que o amor é um risco desesperado e que a teia do destino é implacável e inevitável.

*****

Eu gostei muito desse livro. Apesar de longo, as palavras são sempre muito carregadas de emoções. Tem de tudo lá: amor, relacionamento, traição, perda, conquista, teimosia, hábitos e por aí vai. Todos “a flor da pele”. Eu já apreciava a autora, mas acho que esse livro é o melhor dela.

Honra Acima de Tudo é na verdade o título do livro existente na trama. Grace é escritora e decide contar a história de seu falecido pai que, quando ela ainda era criança, foi senador e lutou a favor dos negros. Porém, a história que ela conta não é só sobre atos políticos, mas sobre o homem que matou alguém, que traiu a esposa e que teve uma filha fora do casamento - Nola.

E, para meu júbilo, não faltou romance nesse livro. Grace tem um romance com um homem mais velho, desquitado e com dois filhos – Ben e Hanna -, sendo ela própria também separada e com um adolescente em casa - Cris. Grace e Jack terão que enfrentar a resistência dos filhos, a diferença de idade, a traição e a desconfiança.

Além de tudo Grace ainda tem que lidar com a mãe sexagenária que nunca a apoiou e quer atrapalhar a publicação do livro. A mãe, inclusive, tal qual uma adolescente, também nos entretém com suas dúvidas, receios e alegrias a cerca de um romance.

O filho de Jack, Ben, se interessa por Nola, a princípio tentando tirar vantagem em uma situação, mas que se verá caidinho por ela e, sem saber como lidar com a paixão, sofrerá muito. Nola tem uma participação muito especial nessa história, sendo mais um ponto positivo para o livro.

Hanna e Cris também terão seus dramas, assim como outros personagens secundários na história. Enfim, o livro é farto em conteúdo romântico, dramas e atividades sobre o colchão. Assim sendo, eu fiquei muito feliz de ter posto os olhos nele.

Nenhum comentário: