UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 8 de junho de 2009

LIVRO: The Wedding Officer


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Anthony Capella

É 1944. O Capitão James Gould chega a Nápoles a tempo de, conforme sua atribuição de oficial de casamento, desencorajar os casamentos entre os soldados ingleses e as belíssimas italianas. O inocente e jovem oficial poderia lograr êxito se não fosse a distração personificada em uma bela viúva que entra em sua vida literalmente pela porta da cozinha. Lívia Pertini, a nova chef de cozinha dos oficiais aliados, cria banquetes capazes de aturdir os sentidos: tomates San Marzano suculentos de cor rubi, anchovas brilhantes e apetitosas batatas incrustradas na terra preta e vulcânica de Campânia. Irresistivelmente seduzido pela personalidade forte de Livia, James está prestes a aprender que seu coração está acima do dever. E que mesmo em tempo de guerra, os sabores ardidos da paixão podem ser tão festivos quanto o banquete da própria vida.


The wedding officer de Anthony Capella ganhou minha atenção pela boa aceitação por parte da crítica especializada e dos leitores. Por outro lado, como já havia lido seu primeiro romance: O alimento do amor (uma bela história baseada no clássico Cyrano de Bergerac), eu antecipava os elementos da leveza e do humor presentes na escrita de Capella. O que li não me decepcionou. Apenas reforçou a boa impressão anterior.

Capella tem uma visão particular e doce do amor. Em suas histórias, os personagens masculinos são os que se enternecem, os que se entregam mais passionalmente à relação. No caso de The wedding Officer, James Gould rompe com as imposições sociais para viver seu grande amor. Dedica a Lívia um amor íntegro, puro e crescente ao ponto de arriscar sua carreira para vivê-lo integralmente. Lindo mesmo de se ver!

Igualmente, no que tange ao período da guerra, destaco sensibilidade com que Capella expõe a condição feminina. No livro tem-se retratada a sujeição das mulheres à prostituição forçada com o fim digno da sobrevivência. Tal fato exerce fundamental importância na trama pois, é onde conflito se estabelece: o amor é capaz de tolerar o que, por princípios morais, é marcado pela mancha da infâmia? Essa passagem e outras como as das mulheres sifilíticas usadas como armas de guerra contra tropa inimiga são baseadas em fatos históricos. Vale a pena conhecer esse cruel cenário abordado no livro pois, a mim pareceu-me uma resposta humanitária às necessidades psicossociais das mulheres submetidas à violência sexual em situações de conflito.

Li no site do autor que The wedding officer virará filme pela New Line. O que não me espanta, pois a versão literária é completamente talhada para a telona. È fácil discernir o porquê. Primeiro: pela temática situada no período da Segunda Guerra Mundial. Segundo: A boa descrição da Itália (Nápoles) transporta o leitor direto para a cena. Terceiro: os personagens, inclusive os secundários, são apaixonantes. Devo acrescentar: não só por isso. O autor dosa de maneira apropriada as passagens trágicas e as humoradas. Aliás, humor é a assinatura de Capella. Em uma obra cinematrográfica, tais ingredientes são supervalorizados. Ou será que disse bobaginhas?

Com relação ao final, algumas falhazinhas se apresentaram tornando o desfecho pouco crível, a meu ver. Mas, pesando prós e contras, esse fator não compromete a qualidade do romance. Afinal, The wedding officer vale uma leitura sem compromissos outros que não seja a diversão.

Nenhum comentário: