UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Perfume da Alma

uma lágrima de mim, caiu no chão...
dividi pelo mundo o cheiro da minha alma...
e o chão tomou de mim a paz e a calma...

todos passavam ao lado,
famintos de aromas,
famintos de amor...

as gavinhas da alma me enredaram,
dividi pelo mundo meu cheiro ... com amor
e o chão tomou de mim a paz... ficou a dor...
a vida passou e perguntou:
- quem és, que fazes ?...
surpreendida confirmei:
-Faço as pazes...
dividi pelo mundo o cheiro da minha alma...
e o choro empapou o chão, levou de mim a calma...

os aromas voltaram,
como quem entrega ao mundo eterna Primavera,
brotaram flores desconhecidas,
a luz da madrugada apareceu despercebida
e na surpresa arrebatou as agonias...
os gemidos gentios,
os aromas de outros dias ...
os céus deixaram-se escrever,
os planos divinos dos deuses apareceram...
e as igrejas gemendo assim cresceram...
rezam os ateus, tocam os sinos,
os virginais planos dos humanos
encontraram ecos, se elevam em torrente,
os deuses converteram então o mundo empapado
em perfume da alma eternamente ...

quando o mundo acordar...
sentindo aromas que incrédulo ignora,
vai perceber sem medo que é chegada a hora
e perceberá a luz, que frente às sombras o oprime,
quando o homem se elevar
e a vida deixar de ser a dor ...
da lágrima que dói mas que redime,
quando o homem voltar a ser criança,
e de todos os aromas conservar uma lembrança,
quando os céus não forem mais mistério,
quando o homem quiser viver a sério,
sem perturbar a paz e a harmonia...
então sim...serenamente...
em paz, sem dor, em sintonia,
com brilho no olhar e com firmeza ...
deixar bater seu coração com muita calma...
aí sim... aí sim... tenho a certeza...
que o cheiro espalhado pelo chão
será o perfume de minh'alma ...

(Autora: Lasalete)

Nenhum comentário: