UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quinta-feira, 4 de junho de 2009

LIVRO: Labirinto


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Kate Mosse

Três segredos. Duas mulheres. Um Graal.

“Admirável... audaz... intrigante... apaixonado.” – The Sunday Times

“Uma aventura ágil, repleta de ação, mesclando conspiração moderna e paixão medieval... Um romance elegantemente escrito, passado na França em épocas diferentes.” – The Independent.

Fenômeno literário na Inglaterra, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos no país, o romance histórico Labirinto, da premiada escritora inglesa Kate Mosse, reúne todas as qualidades que o leitor espera encontrar em um bom livro de ação e mistério. Há verdades além das verdades buscadas, viradas e reviravoltas, memórias a serem recuperadas e reivindicadas, desentendimentos de amantes a serem reconciliados, fragmentos do passado a serem salvos e antigas traições a serem vingadas. Inspirado em rigorosa pesquisa sobre importante período da história medieval européia – a cruzada religiosa contra a seita cristã dos cátaros no século XIII que significou uma importante mudança na história da França – Labirinto tem como protagonistas e heroínas duas mulheres separadas pelo tempo, mas unidas por um destino comum.

Em julho de 1209, na cidade francesa de Carcassonne, a adolescente Alaïs recebe do pai um misterioso livro, que ele diz conter o segredo do verdadeiro Graal. Embora Alaïs não consiga entender as estranhas palavras e símbolos escondidos naquelas páginas, sabe que seu destino é proteger o livro. Serão necessários enormes sacrifícios e uma fé inabalável para preservar o segredo do labirinto – um enigma que remonta a milhares de anos e aos desertos do antigo Egito.

Julho de 2005: durante uma escavação arqueológica nas montanhas ao redor de Carcassonne, a jovem professora Alice Tanner descobre dois esqueletos. Dentro da tumba na qual repousavam os antigos ossos, experimenta uma sensação de maldade impressionante e percebe que, por mais impossível que pareça, de alguma forma, ela é capaz de entender as misteriosas palavras ancestrais gravadas nas pedras. Porém, é tarde demais – Alice acaba de desencadear uma aterrorizante seqüência de acontecimentos incontroláveis, e agora, seu destino está irremediavelmente ligado à sorte dos cátaros, oitocentos anos atrás.

"As lendas sobre o Graal são geralmente descritas como aventuras em que os homens tem espadas e as mulheres são resgatas de algum perigo. No meu livro as mulheres é que tem as espadas, elas são as heroínas", afirma Kate Mosse.

Kate Mosse é autora de outros dois romances e de livros de não-ficção. Labirinto venceu o prêmio British Book Award de melhor leitura do ano de 2005.

*****
Desde os tempos antigos, a humanidade tem seus segredos. E em várias histórias, lendas, mitos, narra-se a procura do Graal. Segredo que atormenta as mentes cristãs e desperta curiosidade, o Graal está retratado das mais diversas formas. Indiana Jones encontrou o Graal num filme, e era uma tacinha de madeira. Dan Brown escreveu a história da literatura com o seu Graal humano, genealógico e místico, em O Código da Vinci. Além de muitos outros autores e estudiosos que já aboradaram o assunto.

Kate Mosse também se aventurou no tema, levando a sua pesquisa histórica em direção aos cátaros da era medieval. Para eles, o Graal é o conhecimento de um segredo, é um conjunto de livros, que contém um ritual capaz de dar poder a quem o praticar. Os cátaros viveram na antiga região do Midi, na Europa. Eram os membros de uma doutrina religiosa cristã com ideias próprias, e, posteriormente, considerada herética na Idade Média. Foram dizimados numa sangrenta cruzada, iniciada em 1208, que tinha objetivos religiosos e patrimoniais, de ocupação do sul da França. Dizimou não somente um povo, mas suas tradições, ideais e modo de vida. A perseguição aos cátaros levou diretamente à fundação da Inquisição em 1233.

Dentro do período histórico, a partir de 1209, situamos Aläis. Jovem cátara, filha de um homem poderoso, ela passa os dias envolvida com seus remédios e funções domésticas de filha e esposa. Até que a misteriosa descoberta de um cadáver muda o seu destino. Aläis se vê diretamente envolvida numa trama de busca pelo conhecimento sagrado do Graal. A odisséia dessa menina, transformada em mulher, estende-se por 30 anos. Longe da monotonia, acompanhamos Aläis fugindo de seus perseguidores, sendo a escolhida para proteger esse imenso segredo, sofrendo as dores da morte e da traição. Sua irmã Oriane, a principal antagonista e vilã cruel, está enfeitiçada pela sede de poder, e fará de tudo para atingir Aläis e apoderar-se do Graal.

Paralelamente, mas em sucessão rápida de acontecimentos, no ano de 2005, está Alice. Participante voluntária de um grupo de escavação, ela encontra dois esqueletos numa caverna misteriosa, na região do Pic de Soularac, na França. A partir de então, Alice é alvo de perseguidores implacáveis, interessados no que ela descobriu e recolheu na caverna. Tentando achar respostas para o mistério, e procurando escapar da morte, Alice desvenda segredos ancestrais que envolvem sua própria pessoa, e acaba entendendo que a vida tem seu ciclo.

O livro tem a narrativa bem dinâmica, alternando-se entre Aläis e Alice. Ambas as histórias são ricas, com momentos de suspense, de tensão, e revelações surpreendentes. Os simbolismos místicos, a riqueza de detalhes históricos, a sutileza das descobertas ao longo das páginas, tudo isso faz o livro muito interessante e prazeiroso. Apesar de longo, não foi uma leitura cansativa, mas, ao contrário, senti saudades das personagens quando encerrei a última página. Só para finalizar, o site do livro, que agora existe somente para arquivo, menciona que, em 2006, haveria uma edição ilustrada, a ser publicada na Inglaterra. Atualmente, a autora publicou um novo livro, Sepulchre, que parece muito interessante também. Espero que seja publicado aqui no Brasil.

Nenhum comentário: