Santo Antônio é conhecido como santo casamenteiro. Sua imagem é sempre representada carregando o Menino Jesus nos braços. Os caboclos sabem que é também um "Santo Curador". Nós poderíamos dizer até um "Grande Xamã".
Diz-se que em Santo Antônio a fogueira tem o formato de um quadrado.
Pesquisei que ele era conhecido como Pádua. Nasceu em Lisboa, provavelmente em 1195. Combatia as injustiças e desordens sociais, a exploração dos pobres pelos usuários, a má vida de certos setores do clero.
Conta-se que no verão de 1231 ele pediu para ir a um local e lá encontrou uma grande nogueira. Não se sabe o porquê, mas frei Antônio, pediu para que construíssem uma espécie de cela em cima da nogueira. E, nesse local ele teve a visão do Menino Jesus.
Certa vez, Santo Antônio foi pregar numa cidade italiana, onde nenhum cidadão queria ouvi-lo, porque tinha chegado a notícia na cidade de que ele era falso e mentiroso. Então, Santo Antônio, dirigiu-se a um rio e começou a pregar para os peixes:
- Caros irmãos! Vou pregar para vocês porque pessoas de coração duro se recusam a ouvir as palavras de Deus!
Nesse momento os peixes começaram a vir à tona, colocando suas cabeças para fora da água, parecendo ouvir atentamente o que o Santo dizia.
Continuou o sermão agradecendo e elogiando os peixes por seu papel na Criação.
Pessoas atraídas pela curiosidade foram ver o Santo conversando com os peixes, e à noite, uma imensa multidão foi ouvir o sermão de Santo Antônio.
VIVA SANTO ANTÔNIO!
(Fonte: ceudaluacheia.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário