| Category: | Books |
| Genre: | Literature & Fiction |
| Author: | José Luís Peixoto |
Sinopse: «Então, fechei os olhos com força e fixei-me no que via. Esta era uma das coisas que fazia desde pequeno, que tinha descoberto por acaso e que imaginava ser eu a única pessoa a fazer no mundo. Fechava os olhos e via. Via o que se vê com os olhos fechados (...) Isto é o que se vê quando fechados os olhos e continuamos a ver: a cor negra e os pequenos seres de luz que a habitam. E não se consegue olhar fixamente nem para o negro nem para a luz. Os pontos ou as linhas ou as figuras de luz fogem da atenção. O negro é tão absoluto, tão profundo, tão infinito que o olhar avança por ele sem encontrar um lugar onde possa deter-se. Mas, naquela noite, comecei a distinguir algo dentro desse negro.»
*******
José Luís Peixoto é um dos escritores mais importantes da chamada “nova geração” portuguesa como comprovam as variadas traduções das suas obras que têm sido feitas.
Uma Casa na Escuridão é uma das suas primeiras obras e daquelas que mais chamou a atenção para o talento literário do seu autor. A história é quase um ensaio sobre o Mal presente nas vidas das personagens. É difícil explicar uma história, que é um conjunto de várias histórias que personificam o Mal, o inferno de viver, a solidão ou até a parte mais negra do Amor.
O livro é belo de tão triste, luminoso de tão melancólico, fantástico de tão poético; é a chamada poesia romanceada, onde as palavras ganham um significado poético e onde a vida é retratada com alguma desesperança, mas também com alguma luminosidade.
Não é um livro fácil de ler, de tão depressivo e negro, mas é uma obra maravilhosa que se lê com prazer.
Gostei demais. Recomendo.
*******
José Luís Peixoto é um dos escritores mais importantes da chamada “nova geração” portuguesa como comprovam as variadas traduções das suas obras que têm sido feitas.
Uma Casa na Escuridão é uma das suas primeiras obras e daquelas que mais chamou a atenção para o talento literário do seu autor. A história é quase um ensaio sobre o Mal presente nas vidas das personagens. É difícil explicar uma história, que é um conjunto de várias histórias que personificam o Mal, o inferno de viver, a solidão ou até a parte mais negra do Amor.
O livro é belo de tão triste, luminoso de tão melancólico, fantástico de tão poético; é a chamada poesia romanceada, onde as palavras ganham um significado poético e onde a vida é retratada com alguma desesperança, mas também com alguma luminosidade.
Não é um livro fácil de ler, de tão depressivo e negro, mas é uma obra maravilhosa que se lê com prazer.
Gostei demais. Recomendo.

















Nenhum comentário:
Postar um comentário