UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

LIVRO: Uma Casa na Escuridão


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:José Luís Peixoto

Sinopse: «Então, fechei os olhos com força e fixei-me no que via. Esta era uma das coisas que fazia desde pequeno, que tinha descoberto por acaso e que imaginava ser eu a única pessoa a fazer no mundo. Fechava os olhos e via. Via o que se vê com os olhos fechados (...) Isto é o que se vê quando fechados os olhos e continuamos a ver: a cor negra e os pequenos seres de luz que a habitam. E não se consegue olhar fixamente nem para o negro nem para a luz. Os pontos ou as linhas ou as figuras de luz fogem da atenção. O negro é tão absoluto, tão profundo, tão infinito que o olhar avança por ele sem encontrar um lugar onde possa deter-se. Mas, naquela noite, comecei a distinguir algo dentro desse negro.»

*******

José Luís Peixoto é um dos escritores mais importantes da chamada “nova geração” portuguesa como comprovam as variadas traduções das suas obras que têm sido feitas.

Uma Casa na Escuridão é uma das suas primeiras obras e daquelas que mais chamou a atenção para o talento literário do seu autor. A história é quase um ensaio sobre o Mal presente nas vidas das personagens. É difícil explicar uma história, que é um conjunto de várias histórias que personificam o Mal, o inferno de viver, a solidão ou até a parte mais negra do Amor.

O livro é belo de tão triste, luminoso de tão melancólico, fantástico de tão poético; é a chamada poesia romanceada, onde as palavras ganham um significado poético e onde a vida é retratada com alguma desesperança, mas também com alguma luminosidade.

Não é um livro fácil de ler, de tão depressivo e negro, mas é uma obra maravilhosa que se lê com prazer.

Gostei demais. Recomendo.

Nenhum comentário: