O Domingo de Páscoa, ou a Vigília Pascal,
é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja
se reveste com seus melhores ornamentos,
é o ápice do ano litúrgico.
se reveste com seus melhores ornamentos,
é o ápice do ano litúrgico.
É o aniversário do triunfo de Cristo.
É a feliz conclusão do drama da
Paixão e a alegria imensa depois da dor.
Paixão e a alegria imensa depois da dor.
E uma dor e alegria que se fundem pois se
referem na história ao acontecimento
mais importante da humanidade:
mais importante da humanidade:
a redenção e libertação do pecado da
humanidade pelo Filho de Deus.
humanidade pelo Filho de Deus.
São Paulo nos diz :
"Aquele que ressuscitou Jesus Cristo
devolverá a vida a nossos corpos mortais".
devolverá a vida a nossos corpos mortais".
Não se pode compreender nem explicar a grandeza
da Páscoa cristã sem evocar a Páscoa Judaica,
que Israel festejava, e que os judeus ainda festejam,
como festejaram os hebreus há três mil anos.
O próprio Cristo celebrou a Páscoa todos
os anos durante a sua vida terrena,
segundo o ritual em vigor entre o povo de Deus,
até o último ano de sua vida,
em cuja Páscoa aconteceu na ceia
e na istituição da Eucaristia.
Cristo, ao celebrar a Páscoa na Ceia,
deu à comemoração tradicional da libertação
do povo judeu um sentido novo e muito mais amplo.
Não é um povo, uma nação isolada que Ele liberta,
mas o mundo inteiro,
a quem prepara para o Reino dos Céus.
a quem prepara para o Reino dos Céus.
A Páscoa cristã - cheia de profunda simbologia -
celebra a proteção que Cristo não cessou nem
cessará de dispensar à Igreja até que Ele
abra as portas da Jerusalém celestial.
A festa da Páscoa é, antes de tudo,
a representação do acontecimento chave da humanidade,
a Ressurreição de Jesus depois de sua morte
consentida por Ele para o resgate
e a reabilitação do homem caído.
e a reabilitação do homem caído.
Este acontecimento é um dado histórico inegável.
Além de que todos os evangelistas fizeram referência.
São Paulo confirma como o historiador que se apoia,
não somente em provas, mas em testemunhos.
Páscoa é vitória, é o homem chamado a sua maior dignidade.
Como não se alegrar pela vitória d' Aquele que tão
injustamente foi condenado à paixão mais terrível
e à morte de cruz?,
e à morte de cruz?,
pela vitória d'Aquele que anteriormente foi flagelado,
esbofeteado, cuspido, com tanta desumana crueldade.
Este é o dia da esperança universal,
o dia em que em torno ao ressuscitado,
unem-se e se associam todos os sofrimentos humanos,
as desolusões, as humilhações, as cruzes,
a dignidade humana violada,
a vida humana respeitada.
a vida humana respeitada.
A Ressurreição nos revela a
nossa vocação cristã e nossa missão:
nossa vocação cristã e nossa missão:
aproximá-la a todos os homens.
O homem não pode perder jamais
a esperança na vitória do bem sobre o mal.
Creio na Ressurreição?, a proclamo?;
creio em minha vocação e missão cristã, a vivo?;
creio na ressurreição futura? , é alento para esta vida?,
são perguntas que devem ser feitas.
A mensagem redentora da Páscoa não é outra coisa
que a purificação total do homem,
a libertação de seus egoísmos,
de sua sensualidade,
de seus complexos, purificação que,
ainda que implique em uma fase de
limpeza e saneamento interior,
limpeza e saneamento interior,
contudo se realiza de maneira positiva
com dons de plenitude,
com dons de plenitude,
com a iluminação do Espírito,
a vitalização do ser por uma vida nova,
que transborda alegria e paz -
soma de todos os bens messiânicos-,
em uma palavra, a presença do Senhor ressuscitado.
São Paulo o expressou com incontida emoção neste texto:
"Se ressuscitastes com Cristo, então vos
manifestareis gloriosos com Ele".
manifestareis gloriosos com Ele".
(Fonte: Mensagensvirtuais.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário