UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

LIVRO: A Libélula no Âmbar


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Diana Gabaldon

Sinopse: A Libélula no Âmbar, continuação do livro a Viajante no Tempo da série Outlander, é dividida em dois tempos. Um tem lugar no século XVIII. Claire Randall e Jamie Fraser vão para a França, evitar as terríveis consequências para toda a Escócia do desastre da Batalha de Culloden Moor em 1745. Juntos, eles fazem de tudo para travar a revolta inevitável, incluindo fazer parte da comitiva do príncipe, na tentativa em mudar a história através de sua relação com os Jacobitas que vivem na França.

*******

A relação entre Claire e Jamie continua a crescer lindamente neste livro. Jamie é um exímio guerreiro highlander, forte, inteligente, sensível e apaixonado pela vida e sua esposa Claire, que se caracteriza em sua força de caráter, independência, desenvoltura nas habilidades sociais e como curandeira.

Não tem como não viajar com ambos, desde as highlands escocesas até ao luxo e intrigas da cortê francesa. E que independente do resultado do impacto histórico, continuarão juntos com um amor que transcende as fronteiras do tempo.

O outro tempo narrado paralelamente realiza-se em 1968. Culloden está há 200 anos no passado. James tinha enviado Claire, grávida, de volta para o futuro para mantê-la segura de um tempo incerto de guerras, fomes, doenças e outras desgraças na Escócia pós-Culloden.

Vinte anos se passaram e Claire, agora uma médica, com sua filha Brianna, viajam para a Escócia de férias. Brianna não sabe a verdade sobre a história de sua mãe, antes de seu nascimento, o verdadeiro pai dela e nem quem é. Claire volta para a Escócia na verdade para contar tudo a Brianna e para descobrir o que aconteceu com James, sua família e amigos. Existindo uma chance de encontrar as verdadeiras e positivas respostas, Claire está determinada em aplicá-las de volta ao passado...

Mais uma vez Diana Gabaldon retrata com muita maestria as aventuras de Jamie e Claire no século 18 na Escócia e França. Levando o leitor a viajar em um outro tempo com uma soberba investigação histórica e estilo de escrita. Seus personagens, pequenos e grandes, complexos e simples, crescem e se desenvolvem conforme a leitura. Muitos deles foram introduzidos do livro anterior, mas algumas notáveis figuras emergem a partir deste novo romance também.

A Libélula no Âmbar é um grande romance épico, repleto de aventuras, fatos históricos minuciosamente pesquisados e principalmente se caracteriza como um romance inesquecível que retrata o amor atemporal entre Claire e Jamie Fraser!

Nenhum comentário: